O estudo sobre a resolução de problemas matemáticos relacionados à dosagem de medicamentos envolveu discentes das licenciaturas em matemática e física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus de Angical do Piauí. Apesar do assunto não ser tratado com frequência no âmbito escolar, situações problemas desta natureza propiciaram aos discentes uma aprendizagem ativa e significativa, visto que mobilizou conceitos matemáticos e conhecimentos do cotidiano. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar o desempenho dos discentes na resolução de problemas aplicados a dosagem de medicamentos. Além disso, intencionou-se identificar os conhecimentos prévios, dificuldades e autonomia na resolução de problemas. Para tanto, teve-se como referência metodológica o estudo de caso, por meio da produção e análise de dados de natureza quanti-qualitativa. Os dados foram coletados utilizando-se um roteiro de perguntas com situações problemas envolvendo razão, proporção e percentagem em nível fundamental. A observação da resolução de problemas propiciou a compreensão das dificuldades de aprendizagem na aplicação da matemática na dosagem de medicamentos, possíveis problemas de saúde relacionados à dosagem equivocada e suas implicações aos riscos de intoxicação entre jovens. Os resultados apontaram que homens e mulheres fazem automedicação, principalmente de analgésicos e anti-inflamatórios. Já as mulheres tendem a ser mais vulneráveis à intoxicação por superdosagem. Cita-se ainda a cultura da automedicação e a falta de leitura da bula para fazer o cálculo adequado.