BARBOSA, Fabia Cristina Mendes. Por que ensinar gênero nas escolas do recife. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48636>. Acesso em: 22/12/2024 12:38
Sabemos que a escola é um espaço carregado de signos e marcas, tendo assim significações afetivas e culturais. Sendo esse lugar de formação de opinião em que meninas e meninos aprendem a expressar sua opinião através do aprendizado adquirido em sala de aula. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo refletir a respeito da desigualdade de gênero presente na escola e propor alternativas para supera-las. Tomamos como partida o mapeamento dos relatórios das educadoras sociais das situações de relações de igualdade de gênero nas oficinas do Programa Maria da Penha vai à Escola da Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife, desenvolvidas nas turmas do 3º ao 9º ano das escolas da rede municipal da cidade do Recife nos anos de 2015 o qual buscamos destacar algumas desigualdades atribuídas aos sexos femininos e masculinos e suas implicações para o aprendizado de meninas e meninos. Entendemos que se faz necessário trazer uma reflexão sobre a segregação entre os gêneros de meninas e meninos que muitas das vezes são estimuladas pelas atividades escolares através das brincadeiras, atividades físicas e trabalho em grupo, promovendo assim relações desiguais entre meninas e meninos. Este artigo aponta possibilidades de uma educação igualitária para os gêneros, sendo necessária a desconstrução de estereótipos desde a infância para que essas crianças e adolescentes tenham condições plenas de desenvolverem seus potenciais.