O presente trabalho investigou as principais pesquisas realizadas no Brasil sobre permanência e êxito e sobre evasão na educação de jovens e adultos, por meio das bases de dados: Periódicos Capes, Scielo, Spell e Google Acadêmico, no período de 2000 a 2017. O objetivo geral é mapear o estado da arte do tema permanência e êxito e evasão na educação de jovens e adultos no contexto multidisciplinar e das ciências sociais. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, básica, de natureza qualitativa que utilizou uma pesquisa bibliográfica iniciando com uma busca sistemática em bases de dados on-line e logo após uma análise bibliométrica dos resultados. Assim, o presente estudo trata-se de uma bibliometria, pois foi norteado pelos fundamentos bibliométricos (análise bibliométrica). Com base nos resultados, observou-se que os periódicos mais utilizados para publicação pelos autores da área são a “Holos” e a revista “Arquivos Analíticos de Políticas Educativas”, com artigos sendo publicados a partir do ano de 2005. Sobre as palavras-chave, observa-se que a maior parte dos trabalhos encontrados tratam da evasão e da permanência na educação de jovens e adultos, não tendo sido vistos trabalhos que tratam do desempenho/êxito escolar desses estudantes. Todos os trabalhos utilizaram uma abordagem qualitativa e o autor mais citado sobre o tema foi Juarez Dayrell. Com os resultados, conclui-se que o estado de desenvolvimento de trabalhos sobre o tema no Brasil ainda é incipiente, com poucos trabalhos publicados em periódicos e um número limitados de autores que abordam o tema, quando comparado a outras áreas.