PERCEPÇÕES SOBRE O SABER POPULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48560 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4483 "inscrito_id" => 6069 "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE O SABER POPULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Neste trabalho buscamos identificar se o saber popular está presente nas discussões em sala de aula e como este saber pode auxiliar o aprendizado dos alunos coletando dados qualitativos sobre o saber popular no ensino de ciências utilizando um questionário composto por nove questões. Diante dos resultados é possível observar que boa parte dos alunos já estiveram em situações em que foi utilizado o saber popular, embora a grande maioria não souberam definir o que era este saber. É possível constatar também que boa parte dos alunos não sabem o que é conhecimento científico, representando 64,28%, os que responderam que sabiam definiram de formas diferentes esse conhecimento. Analisando as respostas dos alunos sobre a questão da relação entre saber popular e conhecimento científico boa parte dos alunos consideram que o conhecimento científico é mais importante que o saber popular, e uma pequena porcentagem dos alunos tiveram aulas que utilizaram o saber popular no ensino de ciências, quanto a influência desses saberes nas aulas de ciências, 39% dos alunos concordaram que ajudaria e 52% afirmaram que talvez ajudasse, valor que reflete a dúvida dos que não identificaram o que era este saber. O questionário ajudou a obter informações interessantes sobre a noção do quanto os alunos sabem sobre saberes populares e científicos e propõe a introdução deste conhecimento popular e das definições de ambos os conhecimentos nos métodos de ensino, tornando o ensino mais próximo dos alunos e de suas realidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CONSTRUTIVISMO, SABER, POPULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID6069_17092018224112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS PAULO SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcospaulossx@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48560 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4483 "inscrito_id" => 6069 "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE O SABER POPULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Neste trabalho buscamos identificar se o saber popular está presente nas discussões em sala de aula e como este saber pode auxiliar o aprendizado dos alunos coletando dados qualitativos sobre o saber popular no ensino de ciências utilizando um questionário composto por nove questões. Diante dos resultados é possível observar que boa parte dos alunos já estiveram em situações em que foi utilizado o saber popular, embora a grande maioria não souberam definir o que era este saber. É possível constatar também que boa parte dos alunos não sabem o que é conhecimento científico, representando 64,28%, os que responderam que sabiam definiram de formas diferentes esse conhecimento. Analisando as respostas dos alunos sobre a questão da relação entre saber popular e conhecimento científico boa parte dos alunos consideram que o conhecimento científico é mais importante que o saber popular, e uma pequena porcentagem dos alunos tiveram aulas que utilizaram o saber popular no ensino de ciências, quanto a influência desses saberes nas aulas de ciências, 39% dos alunos concordaram que ajudaria e 52% afirmaram que talvez ajudasse, valor que reflete a dúvida dos que não identificaram o que era este saber. O questionário ajudou a obter informações interessantes sobre a noção do quanto os alunos sabem sobre saberes populares e científicos e propõe a introdução deste conhecimento popular e das definições de ambos os conhecimentos nos métodos de ensino, tornando o ensino mais próximo dos alunos e de suas realidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CONSTRUTIVISMO, SABER, POPULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID6069_17092018224112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS PAULO SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcospaulossx@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }