Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES SOBRE O SABER POPULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CONSTRUTIVISMO, SABER, POPULAR Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48560
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4483
    "inscrito_id" => 6069
    "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE O SABER POPULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Neste trabalho buscamos identificar se o saber popular está presente nas discussões em sala de aula e como este saber pode auxiliar o aprendizado dos alunos coletando dados qualitativos sobre o saber popular no ensino de ciências utilizando um questionário composto por nove questões.  Diante dos resultados é possível observar que boa parte dos alunos já estiveram em situações em que foi utilizado o saber popular, embora a grande maioria não souberam definir o que era este saber.  É possível constatar também que boa parte dos alunos não sabem o que é conhecimento científico, representando 64,28%, os que responderam que sabiam definiram de formas diferentes esse conhecimento. Analisando as respostas dos alunos sobre a questão da relação entre saber popular e conhecimento científico boa parte dos alunos consideram que o conhecimento científico é mais importante que o saber popular, e uma pequena porcentagem dos alunos tiveram aulas que utilizaram o saber popular no ensino de ciências, quanto a influência desses saberes nas aulas de ciências, 39% dos alunos concordaram que ajudaria e 52% afirmaram que talvez ajudasse, valor que reflete a dúvida dos que não identificaram o que era este saber. O questionário ajudou a obter informações interessantes sobre a noção do quanto os alunos sabem sobre saberes populares e científicos e propõe a introdução deste conhecimento popular e das definições de ambos os conhecimentos nos métodos de ensino, tornando o ensino mais próximo dos alunos e de suas realidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CONSTRUTIVISMO, SABER, POPULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID6069_17092018224112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS PAULO SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcospaulossx@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48560
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4483
    "inscrito_id" => 6069
    "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE O SABER POPULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Neste trabalho buscamos identificar se o saber popular está presente nas discussões em sala de aula e como este saber pode auxiliar o aprendizado dos alunos coletando dados qualitativos sobre o saber popular no ensino de ciências utilizando um questionário composto por nove questões.  Diante dos resultados é possível observar que boa parte dos alunos já estiveram em situações em que foi utilizado o saber popular, embora a grande maioria não souberam definir o que era este saber.  É possível constatar também que boa parte dos alunos não sabem o que é conhecimento científico, representando 64,28%, os que responderam que sabiam definiram de formas diferentes esse conhecimento. Analisando as respostas dos alunos sobre a questão da relação entre saber popular e conhecimento científico boa parte dos alunos consideram que o conhecimento científico é mais importante que o saber popular, e uma pequena porcentagem dos alunos tiveram aulas que utilizaram o saber popular no ensino de ciências, quanto a influência desses saberes nas aulas de ciências, 39% dos alunos concordaram que ajudaria e 52% afirmaram que talvez ajudasse, valor que reflete a dúvida dos que não identificaram o que era este saber. O questionário ajudou a obter informações interessantes sobre a noção do quanto os alunos sabem sobre saberes populares e científicos e propõe a introdução deste conhecimento popular e das definições de ambos os conhecimentos nos métodos de ensino, tornando o ensino mais próximo dos alunos e de suas realidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CONSTRUTIVISMO, SABER, POPULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID6069_17092018224112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS PAULO SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcospaulossx@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Neste trabalho buscamos identificar se o saber popular está presente nas discussões em sala de aula e como este saber pode auxiliar o aprendizado dos alunos coletando dados qualitativos sobre o saber popular no ensino de ciências utilizando um questionário composto por nove questões. Diante dos resultados é possível observar que boa parte dos alunos já estiveram em situações em que foi utilizado o saber popular, embora a grande maioria não souberam definir o que era este saber. É possível constatar também que boa parte dos alunos não sabem o que é conhecimento científico, representando 64,28%, os que responderam que sabiam definiram de formas diferentes esse conhecimento. Analisando as respostas dos alunos sobre a questão da relação entre saber popular e conhecimento científico boa parte dos alunos consideram que o conhecimento científico é mais importante que o saber popular, e uma pequena porcentagem dos alunos tiveram aulas que utilizaram o saber popular no ensino de ciências, quanto a influência desses saberes nas aulas de ciências, 39% dos alunos concordaram que ajudaria e 52% afirmaram que talvez ajudasse, valor que reflete a dúvida dos que não identificaram o que era este saber. O questionário ajudou a obter informações interessantes sobre a noção do quanto os alunos sabem sobre saberes populares e científicos e propõe a introdução deste conhecimento popular e das definições de ambos os conhecimentos nos métodos de ensino, tornando o ensino mais próximo dos alunos e de suas realidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.