O trabalho relata a experiência vivenciada por estudantes do curso de pedagogia da Universidade
Católica de Pernambuco - UNICAP, no Instituto Social das Medianeiras da Paz – ISMEP, que
elaboraram o projeto extensionista intitulado contando e aprendendo com histórias: navegando pelos contos, visando estimular nas crianças a criatividade, a curiosidade, sensibilidade e principalmente o hábito pela leitura. A metodologia adotada, inicialmente, foi o levantamento bibliográfico a fim de compreender o desenvolvimento e a evolução da concepção de infância e os livros. Posteriormente, foi realizada oficina pedagógica, já que possibilita articulação de conceitos com as vivências do participante e apropriação ou construção coletiva de saberes e ações que decorrem, principalmente, do conhecimento prévio, das habilidades, dos interesses, das necessidades, dos valores e julgamentos dos participantes. Consideramos por um lado, que o projeto possibilitou articular ensino, extensão e pesquisa ao longo do processo de formação, fortalecendo a visão crítica da pluralidade de abordagens e apresentando ao estudante universitário outra perspectiva de sua futura atuação como pedagogo. E, por outro, o fortalecimento do hábito de leitura com o encantamento que envolve as histórias infantis e o reconhecimento do livro como fonte de prazer e entretenimento.