Esta pesquisa analisou os programas de formação continuada destinado aos professores alfabetizadores implementados a partir da década de 1990. Delineou-se como problema central para o desenvolvimento desse estudo a seguinte questão norteadora: como se efetivou a implementação dos programas para formação continuada de professores alfabetizadores no período de 1990 até 2013? Para o desenvolvimento da pesquisa foi definido como objetivo geral analisar a implementação dos programas para formação continuada de professores apontando os desafios e possibilidades para a melhoria da qualidade da aprendizagem. A investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, utilizando como aporte teórico autores que tratam das questões da formação continuada, alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica. A partir da pesquisa bibliográfica, a análise das fontes primárias e secundárias, relacionadas à temática do estudo, permitiu analisar as intenções e os múltiplos determinantes que engendram a formação continuada de professores. O eixo teórico-metodológico foi expresso pelo materialismo histórico-dialético, na medida em que possibilitou a análise da totalidade, evidenciando as contradições existentes na sociedade capitalista. Os resultados apontaram os limites e avanços na política de formação de professores alfabetizadores, propostos pelos programas analisados. Acredita-se que muitas mudanças são necessárias para conquista de uma educação transformadora, entretanto, é necessário redimensionar a forma como tem sido concebida a alfabetização. Portanto, é necessário que ocorram mudanças efetivas dentro das escolas, no sentido não somente metodológico, mas sim em sua totalidade, nos programas, nas avaliações do processo de ensino e aprendizagem e no currículo.