Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMAGEM ESCOLAR: A POPULAÇÃO NEGRA E O MODELO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: PARADIGMA DA DEMOCRACIA RACIAL, MODELO ESCOLAR, POPULAÇÃO NEGRA, EDUCAÇÃO E PODER, EDUCAÇÃO E PODER Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho pretende abordar a contextualização de uma imagem fotografada em um ambiente escolar perpassando desde a democracia racial até os modelos escolares e a inserção da população negra neste espaço a fim de prover reflexões para novas possibilidades pedagógicas como o uso do Rap para o desenvolvimento global das aptidões dos estudantes. Pensado em quatro tópicos o artigo, caminharemos para os seguintes temas: (1) do suplício a democracia racial; (2) Uma imagem escolar: múltiplas subjetividades; (3) O modelo escolar e a população negra; (4) Educação e poder: algumas reflexões para novas possibilidades pedagógicas. Leis como 10.639/2003 e 11.645/2008 foram implementadas a fim de promover o combate contra o racismo. Tais ações nos levam a crer que militantes do movimento negro tiveram suas causas reconhecidas (?), portanto, validadas dentro de um país racista. A valorização do saber de um grupo étnico-racial ou social que é tratado pela sua episteme como primitiva, inferior, mitológica e de senso comum se torna vital para a sobrevivência do mesmo. O Hip-hop e o Rap, por exemplo, pode auxiliar nos projetos pedagógicos das escolas a fim de promover a diversidade étnico-racial e social, na construção do valor étnico e cívico, e no fortalecimento do senso de pertencimento e coletividade na comunidade. Através de tais estudos pretende-se colaborar para produção de saber na área das questões étnico-raciais, assim auxiliando na luta antirracista na área da educação.

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