JÚNIOR, Marcos Borges Dos Santos. Imagem escolar: a população negra e o modelo educacional. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47593>. Acesso em: 02/11/2024 17:04
O presente trabalho pretende abordar a contextualização de uma imagem fotografada em um ambiente escolar perpassando desde a democracia racial até os modelos escolares e a inserção da população negra neste espaço a fim de prover reflexões para novas possibilidades pedagógicas como o uso do Rap para o desenvolvimento global das aptidões dos estudantes. Pensado em quatro tópicos o artigo, caminharemos para os seguintes temas: (1) do suplício a democracia racial; (2) Uma imagem escolar: múltiplas subjetividades; (3) O modelo escolar e a população negra; (4) Educação e poder: algumas reflexões para novas possibilidades pedagógicas. Leis como 10.639/2003 e 11.645/2008 foram implementadas a fim de promover o combate contra o racismo. Tais ações nos levam a crer que militantes do movimento negro tiveram suas causas reconhecidas (?), portanto, validadas dentro de um país racista. A valorização do saber de um grupo étnico-racial ou social que é tratado pela sua episteme como primitiva, inferior, mitológica e de senso comum se torna vital para a sobrevivência do mesmo. O Hip-hop e o Rap, por exemplo, pode auxiliar nos projetos pedagógicos das escolas a fim de promover a diversidade étnico-racial e social, na construção do valor étnico e cívico, e no fortalecimento do senso de pertencimento e coletividade na comunidade. Através de tais estudos pretende-se colaborar para produção de saber na área das questões étnico-raciais, assim auxiliando na luta antirracista na área da educação.