O processo emancipatório da educação na Rede Federal de Educação Tecnológica do Brasil se ancora nos princípios indissociáveis do ensino, da pesquisa aplicada e da extensão. Entende-se que essa estrutura esteja constituída dentro de um processo de formação cidadã, que favoreça a aproximação entre instituição de ensino e sociedade. Nesse contexto, a pesquisa aplicada se configura como uma prática profissional de um curso técnico na Rede Federal, que favorece a articulação teoria/prática e estimula a permanência e o êxito do aluno no curso. O presente trabalho se ancora nesses princípios ao propor um protótipo de um ambiente web para o ensino técnico "internacionalizado", o qual pode ser usado por qualquer professor junto aos seus alunos antes, durante ou depois das aulas, para a entrega de conteúdo técnico usando uma língua adicional. Os benefícios do ambiente web incluem estimular nos alunos o interesse por apreender uma língua adicional que favoreça sua mobilidade estudantil, oferecer uma ferramenta pedagógica para o ensino técnico apoiado em outro idioma, dentre outros. Como um estudo de caso, o ambiente web foi aplicado dentro do arcabouço Inglês como Meio de Instrução, com a possibilidade de uso pelos professores de disciplinas cujos conceitos tenham associação com a Língua Inglesa. Contudo, o ambiente web pode ser aplicado para qualquer outro idioma. Os trabalhos futuros incluem aplicar e avaliar o ambiente web em disciplinas de Informática junto a turmas do Curso Técnico em Informática no IFRN, considerando que os conceitos dessa área possuem forte correlação com a Língua Inglesa.