Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM FOCO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA NO LD

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES DE LEITURA, , LIVRO DIDÁTICO, , LÍNGUA PORTUGUESA. Comunicação Oral (CO) GT 15. Ensino de Línguas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47333
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 890
    "inscrito_id" => 2731
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM FOCO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA NO LD"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo verificar se as atividades de leitura propostas pelo livro didático de Língua Portuguesa contribuem para ampliar a competência leitora dos alunos. Entendemos ser pertinente investigar sobre o livro didático por ser este, muitas vezes, o recurso mais utilizado pelo professor em suas aulas. A pesquisa fundamenta-se nos estudos sobre leitura desenvolvidos por Leffa (1996), Solé (1998) e Kleiman (2016), bem como nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998). Quanto à metodologia de análise, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como corpus o livro de português do 7º ano da coleção: Universos: língua portuguesa, de Paiva, Pereira, Barros, Mariz (2015), adotado em uma escola pública municipal de Fortaleza–CE. Ao analisarmos algumas atividades de leitura propostas pelo referido livro didático, verificamos que estas se encontram em consonância com a perspectiva interacionista de leitura, inclusive trabalhando as estratégias de leitura que podem auxiliar o processo de compreensão leitora pelos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA,, LIVRO DIDÁTICO,, LÍNGUA PORTUGUESA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID2731_26082018075944.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA MORAIS MAIA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA MORAIS MAIA"
    "autor_email" => "alexsandraletras@bol.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47333
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 890
    "inscrito_id" => 2731
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM FOCO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA NO LD"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo verificar se as atividades de leitura propostas pelo livro didático de Língua Portuguesa contribuem para ampliar a competência leitora dos alunos. Entendemos ser pertinente investigar sobre o livro didático por ser este, muitas vezes, o recurso mais utilizado pelo professor em suas aulas. A pesquisa fundamenta-se nos estudos sobre leitura desenvolvidos por Leffa (1996), Solé (1998) e Kleiman (2016), bem como nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998). Quanto à metodologia de análise, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como corpus o livro de português do 7º ano da coleção: Universos: língua portuguesa, de Paiva, Pereira, Barros, Mariz (2015), adotado em uma escola pública municipal de Fortaleza–CE. Ao analisarmos algumas atividades de leitura propostas pelo referido livro didático, verificamos que estas se encontram em consonância com a perspectiva interacionista de leitura, inclusive trabalhando as estratégias de leitura que podem auxiliar o processo de compreensão leitora pelos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA,, LIVRO DIDÁTICO,, LÍNGUA PORTUGUESA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID2731_26082018075944.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA MORAIS MAIA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA MORAIS MAIA"
    "autor_email" => "alexsandraletras@bol.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar se as atividades de leitura propostas pelo livro didático de Língua Portuguesa contribuem para ampliar a competência leitora dos alunos. Entendemos ser pertinente investigar sobre o livro didático por ser este, muitas vezes, o recurso mais utilizado pelo professor em suas aulas. A pesquisa fundamenta-se nos estudos sobre leitura desenvolvidos por Leffa (1996), Solé (1998) e Kleiman (2016), bem como nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998). Quanto à metodologia de análise, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como corpus o livro de português do 7º ano da coleção: Universos: língua portuguesa, de Paiva, Pereira, Barros, Mariz (2015), adotado em uma escola pública municipal de Fortaleza–CE. Ao analisarmos algumas atividades de leitura propostas pelo referido livro didático, verificamos que estas se encontram em consonância com a perspectiva interacionista de leitura, inclusive trabalhando as estratégias de leitura que podem auxiliar o processo de compreensão leitora pelos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.