O presente trabalho tem como objetivo verificar se as atividades de leitura propostas pelo livro didático de Língua Portuguesa contribuem para ampliar a competência leitora dos alunos. Entendemos ser pertinente investigar sobre o livro didático por ser este, muitas vezes, o recurso mais utilizado pelo professor em suas aulas. A pesquisa fundamenta-se nos estudos sobre leitura desenvolvidos por Leffa (1996), Solé (1998) e Kleiman (2016), bem como nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998). Quanto à metodologia de análise, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como corpus o livro de português do 7º ano da coleção: Universos: língua portuguesa, de Paiva, Pereira, Barros, Mariz (2015), adotado em uma escola pública municipal de Fortaleza–CE. Ao analisarmos algumas atividades de leitura propostas pelo referido livro didático, verificamos que estas se encontram em consonância com a perspectiva interacionista de leitura, inclusive trabalhando as estratégias de leitura que podem auxiliar o processo de compreensão leitora pelos alunos.