Uma característica das ciências da educação na contemporaneidade é projetar o aprendizado como um conjunto integrado de conhecimentos. Nesse sentido, o fundamento principal do trabalho interdisciplinar, está em executar diferentes componentes curriculares com propósito pedagógico comum. Nessa perspectiva, a efetivação deste estudo está focalizada no desenvolvimento integrado de quatro componentes curriculares em um Curso de Licenciatura, ofertado por meio da Modalidade a Distância, sendo o público alvo alunos do segundo módulo. A necessidade de integração entre os componentes se insere nesse contexto sob duas perspectivas: a realidade de execução dos componentes curriculares, que precisa ser realizada de forma menos compartimentada, buscando otimizar o espaço/tempo de sua execução, tendo em vista que mesmo estando em um curso ofertado na modalidade a distância, precisam semanalmente comparecer ao polo de apoio presencial, para recepção de aulas. E, a quantidade de atividades que cada aluno deveria realizar em sendo o componente, executado individualmente. A efetivação da pesquisa se deu desde no período de três meses perpassando pelos momentos de planejamento dos docentes responsáveis pela condução dos componentes curriculares mencionados, até culminância do projeto interdisciplinar e aplicação do questionário junto aos alunos. A partir de uma perspectiva integral frente ao estudo realizado considera-se que é necessário redefinir as habilidades e competências, da atuação docente no Ensino Superior, considerando a formação baseada em competências que envolve a integração de disciplinas, conhecimento, habilidades, práticas e valores. Entendendo-se também que a integração disciplinar é parte fundamental da flexibilidade curricular, particularmente dos planos de estudo.