A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46187 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2542 "inscrito_id" => 8808 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos da utilização do software GeoGebra para a aprendizagem de alguns conceitos em Geometria, especialmente, com um grupo de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Recife (Pernambuco), a partir do desenvolvimento de uma sequência didática. As atividades do estudo foram realizadas no Laboratório de Informática da escola, onde a turma, composta por 30 estudantes, foi organizada em duplas, assim, obtivemos 15 duplas. O professor de Matemática da turma investigada foi o responsável por escolher e organizar/montar as duplas. Dessa forma, foram analisadas as construções dos alunos no GeoGebra e\r\n os registros escritos deixados por eles em fichas de atividades. A sequência didática foi composta por três fases. Todavia, nesse artigo, apresentamos a análise da primeira fase, composta por três atividades, nas quais, foram abordados os seguintes conceitos: ponto médio, paralelismo, simétrico de um ponto em relação a outro e perpendicularismo. O uso do GeoGebra nas aulas de Matemática, sobretudo, no ensino de Geometria permite-nos produzir uma visão holística acerca do uso pedagógico desse recurso na sala de aula. A partir da aplicação da sequência didática, foi possível apreciarmos as aprendizagens dos estudantes, seus erros e seus progressos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOGEBRA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8808_10092018133957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ PEREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ PEREIRA" "autor_email" => "andre.pcosta@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46187 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2542 "inscrito_id" => 8808 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos da utilização do software GeoGebra para a aprendizagem de alguns conceitos em Geometria, especialmente, com um grupo de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Recife (Pernambuco), a partir do desenvolvimento de uma sequência didática. As atividades do estudo foram realizadas no Laboratório de Informática da escola, onde a turma, composta por 30 estudantes, foi organizada em duplas, assim, obtivemos 15 duplas. O professor de Matemática da turma investigada foi o responsável por escolher e organizar/montar as duplas. Dessa forma, foram analisadas as construções dos alunos no GeoGebra e\r\n os registros escritos deixados por eles em fichas de atividades. A sequência didática foi composta por três fases. Todavia, nesse artigo, apresentamos a análise da primeira fase, composta por três atividades, nas quais, foram abordados os seguintes conceitos: ponto médio, paralelismo, simétrico de um ponto em relação a outro e perpendicularismo. O uso do GeoGebra nas aulas de Matemática, sobretudo, no ensino de Geometria permite-nos produzir uma visão holística acerca do uso pedagógico desse recurso na sala de aula. A partir da aplicação da sequência didática, foi possível apreciarmos as aprendizagens dos estudantes, seus erros e seus progressos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOGEBRA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8808_10092018133957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ PEREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ PEREIRA" "autor_email" => "andre.pcosta@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }