O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo, tipo estudo de caso, o qual buscou compreender o processo da inclusão de crianças autistas no contexto da educação infantil, a partir da análise das concepções das professoras acerca da inclusão, do autismo e do brincar; além de identificar nas falas das participantes, as contribuições do brincar frente ao processo de inclusão de crianças autistas da educação infantil. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras regentesde uma escola da rede privada da cidade do Recife. A partir da análise temática, as informações coletadas foram divididas em duas categorias: 1. Concepções das professoras acerca da inclusão, do autismo e do brincar e as 2. Contribuições do brincar frente ao processo de inclusão de crianças autistas da educação infantil. Este trabalho indica a necessidade e urgência da reinvenção da prática pedagógica, respaldada na formação continuada dos profissionais da educação, que lidam direta ou indiretamente com crianças autistas, em função da especificidade no atendimento, a fim de contribuir cada vez mais para o desenvolvimento desses sujeitos, e as contribuições favoráveis do brincar como um fenômeno potencialmente inclusivo e formativo em sua natureza.
Inclusão, Autismo, Brincar, Educação infantil.