A família e a escola são instituições que desempenham papeis distintos na educação da criança pequena, contudo tais papeis são complementares. O contexto familiar é o primeiro espaço de socialização, e será nele que a criança aprenderá os valores e conhecimentos que nortearão sua vida. Já a escola, se encontra imersa na tarefa de educar o ser humano, pois na medida em que o trabalho realizado pelos profissionais que ali atuam, visam o desenvolvimento integral do indivíduo em diferentes aspectos. Desta forma, este estudo busca compreender as constantes inquietações da necessidade da relação entre a família e a escola, que enquanto contextos sociais que se relacionam de maneira dinâmica e permanente, necessitam estabelecer meios de cooperação, para que a parceria entre ambas ocorra de maneira efetiva em seus diferentes aspectos, principalmente na educação infantil, pois é impossível analisar um só contexto quando falamos da educação voltada para crianças dos espaços infantis. O estudo inseri-se em um contexto de uma escola da rede privada de ensino do município de Garanhuns, estado de Pernambuco, onde foram entrevistadas 35 (trinta e cinco) famílias, e 4 (quatro) professores da Educação Infantil, de turmas de crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade, com o intuito de coletar informações a respeito da importância da relação entre a família e a escola para o desenvolvimento e sociabilidade das crianças matriculadas na instituição de Educação Infantil daquele espaço educativo. Assim, identificou-se no grupo pesquisado um conteúdo consensual no que tange a Educação Infantil como espaço de socialização para a criança pequena, contudo também existe uma existe uma consensualidade em relação à importância da aprendizagem e transmissão de conhecimentos específicos, existindo uma ausência de um olhar de sensibilidade com o brincar e a experiência na Educação Infantil.