Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO ARMÁRIO PARA O JARDIM: VISIBILIDADE DAS SEXUALIDADES MARGINALIZADAS NAS AULAS DE LITERATURA POR INTERMÉDIO DE UM CURRÍCULO QUEER

Palavra-chaves: TEORIA QUEER, ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO CRÍTICO, DIVERSIDADE NA ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Considerando o currículo escolar como um acessório inerente a construção de identidades e formação de sujeitos críticos, o presente trabalho tem como objetivo desvendar os meios pelos quais a literatura se configura como ferramenta transgressora e eficaz na valorização das diversidades. Desta forma, com base na análise dos resultados de pesquisas sobre gênero e sexualidade feitas em uma escola da Rede Estadual e outra da Rede Privada de Ensino, no município de Condado-PE, ressaltaremos aqui a importância da literatura como instrumento de modificação social, e como esta arte possibilita trazer representatividade e a urgente conscientização acerca da homofobia e outras violências sofridas por minorias sociais no contexto escolar. Para este fim, teceremos uma reflexão acerca das diretrizes nacionais para a educação básica em relação à diversidade e inclusão e as possibilidades de contemplá-las a partir de um um currículo Queer nas aulas de literatura, ressaltando a importância da discussão de gênero e sexualidade motivada a partir de então.

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