Esse trabalho consiste em um relato de experiência vivenciado a partir da disciplina educação hoteleira e turística do curso de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, em que se teve o olhar direcionado para a compreensão da importância da pesquisa para a formação de docentes do curso de hotelaria - UFMA. Objetiva-se compreender de que forma a pesquisa contribui para a formação de docentes e o desenvolvimento de suas competências em sala de aula no curso de Hotelaria. Para atingir tal objetivo, busca-se identificar quais pesquisas são desenvolvidas pelos docentes do curso em questão, bem como verificar de que modo os docentes desenvolvem e /ou estimulam (ou não) a pesquisa em sala de aula. Para tanto, a metodologia esteve pautada em pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico e documental sobre as categorias pesquisa, formação docente, competências e habilidades. Para coleta de dados utilizou-se o questionário com os professores do curso de Hotelaria (UFMA). As conclusões apontaram que a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades para o docente do curso de Hotelaria.