Neste presente artigo, realizado por um estudo exploratório com abordagem de caráter qualitativo, pretendemos discutir à luz das reflexões de Antunes (2003) sobre leitura; Candido (1995) acerca do direito à literatura; Cosson (2007 e 2014) a respeito do letramento literário; Leite (2002); Possenti (2001) sobre leitura literária e Soares (2006) com abordagem sobre escolarização da literatura. Com isso, construímos relatos e análise do que verificamos durante as observações das aulas em turmas do Ensino Fundamental e Médio de duas escolas públicas da rede estadual, localizadas na cidade do Recife. Para isso, tivemos como eixo norteador o processo da escolarização da leitura literária, o espaço da leitura literária em sala de aula e o seu letramento, assim como reflexão da prática docente, e por fim, o espaço e o contexto que a escola e o professor permitem para afastar ou aproximar o aluno da leitura. Como resultado da nossa pesquisa, constatamos que os autores estudados ressaltam a respeito da fragilidade em que o âmbito escolar, e primordialmente, os professores, tratam as questões inerentes ao ensino da leitura literária.