Propomos, nesta pesquisa, investigar como se dão as orientações de produções textuais orais no livro didático de língua portuguesa Português Linguagens, do 9º ano do Ensino Fundamental. Temos como objetivo analisar se essas propostas levam em consideração o continuum entre os gêneros orais e escritos. Para tanto, nosso trabalho está teoricamente fundamentado nas concepções de Marcuschi (2007, 2010), que apontam uma relação não-dicotômica entre oralidade e escrita e nos estudos sobre gêneros orais e escritos de Schneuwly e Dolz (2004). Essa análise materializar-se-á através da observação de quantos e quais gêneros orais são estudados, quais dessas propostas possibilitam o continuum entre o oral e o escrito e o que nelas é priorizado. Esperamos que os resultados desses estudos colaborem para a confirmação de que o trabalho com os gêneros orais nas aulas de língua portuguesa é tão importante quanto os gêneros escritos e que a não dicotomização entre essas duas formas de utilização da língua contribuem para a formação de estudantes capazes de se expressar em contextos sociais os mais variados possíveis.