Este artigo tem como objetivo principal analisar o direito à educação, a partir das concepções de direitos humanos e interculturalidade como aproximação das questões relacionadas às diferenças. O estudo em pauta é um recorte de pesquisa intitulada: “Educação em Direitos Humanos e Formação de Professores no Ensino Fundamental”, desenvolvida pelo grupo de pesquisa “Interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores”, desenvolvido pela UFPE, no Núcleo De Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania – NEPEDH, vinculada a CNPQ/BR. A pesquisa assinala estudos científicos (dissertações e teses), selecionado os trabalhos que foram desenvolvidos entre os anos 2011-2016, coletados nos bancos de dados oficiais da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Banco de Teses da Capes e Domínio Público. Vale ressaltar que o mediante estudo busca analisar os trabalhos supracitados que contemplam a temática: Inclusão, Direitos Humanos e interculturalidade.