Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HORTA EDUCATIVA QUILOMBOLA: SABERES INTERDISCIPLINARES E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL EDUCADOR PAULO FREIRE, CRUZ DA MENINA – DONA INÊS/PB

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, HORTA, EDUCAÇÃO, QUILOMBOLA, QUILOMBOLA Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O referido artigo resulta das intervenções realizadas na Escola Municipal Educador Paulo Freire, ocorridas como desdobramento do componente curricular estágio supervisionado II do curso de graduação em Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus III. Desenvolvemos ações para implantação de horta educativa como instrumento de educação interdisciplinar em Cruz da Menina, comunidade quilombola localizada no município de Dona Inês – PB. Para desenvolver a relação teoria e prática de forma contextualizada, buscamos estudar autores que discutem as temáticas das quais utilizamos como aporte teórico metodológico, destacando-se a extensão rural, interdisciplinaridade e troca de saberes sob o olhar de MORIN (2003) e FREIRE (1983). Utilizamos também como recurso metodológico prático a Horta Escolar para entender que é possível promover a educação das crianças na escola em consonância com a comunidade e seu entorno. As ações promoveram diálogos que se referem a uma alimentação saudável, nutritiva e conectada a um ambiente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica tanto na escola, como em seu ambiente familiar. Destacamos a relação dos quilombolas com a terra, manejos e práticas sustentáveis, assim como com a alimentação saudável nos espaços coletivos e de reprodução dos saberes tradicionais. Nas atividades que foram desenvolvidas com educandos, buscou-se suscitar ações que contribuíssem para a formação crítica dos sujeitos. Consideramos que o exercício da cidadania deve ser desenvolvido diariamente nos diferentes ambientes em que estamos inseridos, e com ela o aprendizado, e consequentemente o conhecimento vai sendo aprimorado a partir da troca de saberes em diferentes espaços.

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