A presente pesquisa tem como finalidade refletir a respeito dos valores humanos que fomentam o bem-estar social. Deste modo, pretendemos contribuir na compreensão as relações entre cultura, poder e significação que se constituem em elos indissociáveis para o entendimento das dinâmicas sociais e dos mecanismos institucionais responsáveis pela produção de discursos e das políticas educacionais. Para isso destacamos “Qual a relevância dos direitos humanos na sociedade brasileira nesse início do século XXI”? Temos por objetivos identificar as contribuições e contradições dos pressupostos previstos na legislação dos Direitos Humanos para a Educação contemporânea. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória e bibliográfica com o aporte teórico de FREIRE (2006) CHRISPINO (2002) e os documentos legais, como: Constituição Federal (1988), Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). As políticas analisadas propagam e justificam a efetivação e garantia dos direitos, como sendo implicadas ao um processo muito mais lento e incerto, permeado por disputas de poder e projetos de sociedade. Nesse sentido, a escola assume o papel de pacificadora nas eventuais polêmicas sobre identidade nacional, atribuindo responsabilidades a professores/as e alunos/as como principais agentes das mudanças educativas e sociais. A partir da análise, concluímos que o processo de produção do conhecimento encontra-se empregando por diversas vezes expressões de apelo à convivência harmoniosa entre raças, etnias e culturas à tolerância aos “diferentes”, acerca das práticas de inclusão.