Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA LITERATURA: A INVESTIGAÇÃO DO PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO NO MUNICÍPIO DE BALSAS – MA

Palavra-chaves: ENSINO DA LITERATURA., INVESTIGAÇÃO., LIVRO DIDÁTICO. Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48028
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 317
    "inscrito_id" => 2680
    "titulo" => "O ENSINO DA LITERATURA: A INVESTIGAÇÃO DO PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO NO MUNICÍPIO DE BALSAS – MA"
    "resumo" => "A presente pesquisa objetiva avaliar o ensino de literatura no Ensino Médio do município de Balsas-MA por meio da análise do livro didático, Coleção Objetivo, dos autores Francisco Achcar, Elizabeth de Melo Massaranduba, Laudemir Guedes Fragoso, Rita de Cássia Ramos, Valquíria de Souza Costa Pretel e Thaís Marassi Prado, que é adotado pela Centro de Ensino Dom Daniel Comboni, escola do município de Balsas, aqui denominado, Escola 2. Em pesquisas realizadas anteriormente, constatou-se que o livro didático é o recurso mais utilizado pelos professores de Língua Portuguesa para o ensino de literatura. Objetiva-se avaliar nos livros indicados os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) como: a adequação à legislação educacional (PCN’s) e constitucional (inciso IV do Artigo 3º da CF); as diretrizes e normas oficiais relativas ao Ensino Médio; os aspectos visuais e gráficos; a coerência teórico-metodológica do conteúdo e das atividades propostas; adequação às séries; adequação ao universo linguístico do aluno; atualidade das investigações epistemológicas e didáticas; correta abordagem conceitual; conformidade nos aspectos sociocultural e preceitos éticos; valorização da experiência de vida do aluno e os aspectos interdisciplinares, intertextuais e tecnológicos. Portanto, a pesquisa realiza uma investigação no livro didático a fim de reconhecer como tal obra é estruturada para o ensino da literatura. Interessa-nos observar se essa obra é capaz de contribuir para o melhor desempenho do educando na leitura e na produção textual, se contribui para o desenvolvimento do senso-crítico, do protagonismo social e, principalmente, se promove o gosto pela leitura e o letramento literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA LITERATURA., INVESTIGAÇÃO., LIVRO DIDÁTICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID2680_19072018181020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERUZA BORGE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GERUZA BORGE"
    "autor_email" => "geruzabs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48028
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 317
    "inscrito_id" => 2680
    "titulo" => "O ENSINO DA LITERATURA: A INVESTIGAÇÃO DO PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO NO MUNICÍPIO DE BALSAS – MA"
    "resumo" => "A presente pesquisa objetiva avaliar o ensino de literatura no Ensino Médio do município de Balsas-MA por meio da análise do livro didático, Coleção Objetivo, dos autores Francisco Achcar, Elizabeth de Melo Massaranduba, Laudemir Guedes Fragoso, Rita de Cássia Ramos, Valquíria de Souza Costa Pretel e Thaís Marassi Prado, que é adotado pela Centro de Ensino Dom Daniel Comboni, escola do município de Balsas, aqui denominado, Escola 2. Em pesquisas realizadas anteriormente, constatou-se que o livro didático é o recurso mais utilizado pelos professores de Língua Portuguesa para o ensino de literatura. Objetiva-se avaliar nos livros indicados os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) como: a adequação à legislação educacional (PCN’s) e constitucional (inciso IV do Artigo 3º da CF); as diretrizes e normas oficiais relativas ao Ensino Médio; os aspectos visuais e gráficos; a coerência teórico-metodológica do conteúdo e das atividades propostas; adequação às séries; adequação ao universo linguístico do aluno; atualidade das investigações epistemológicas e didáticas; correta abordagem conceitual; conformidade nos aspectos sociocultural e preceitos éticos; valorização da experiência de vida do aluno e os aspectos interdisciplinares, intertextuais e tecnológicos. Portanto, a pesquisa realiza uma investigação no livro didático a fim de reconhecer como tal obra é estruturada para o ensino da literatura. Interessa-nos observar se essa obra é capaz de contribuir para o melhor desempenho do educando na leitura e na produção textual, se contribui para o desenvolvimento do senso-crítico, do protagonismo social e, principalmente, se promove o gosto pela leitura e o letramento literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA LITERATURA., INVESTIGAÇÃO., LIVRO DIDÁTICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID2680_19072018181020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERUZA BORGE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GERUZA BORGE"
    "autor_email" => "geruzabs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A presente pesquisa objetiva avaliar o ensino de literatura no Ensino Médio do município de Balsas-MA por meio da análise do livro didático, Coleção Objetivo, dos autores Francisco Achcar, Elizabeth de Melo Massaranduba, Laudemir Guedes Fragoso, Rita de Cássia Ramos, Valquíria de Souza Costa Pretel e Thaís Marassi Prado, que é adotado pela Centro de Ensino Dom Daniel Comboni, escola do município de Balsas, aqui denominado, Escola 2. Em pesquisas realizadas anteriormente, constatou-se que o livro didático é o recurso mais utilizado pelos professores de Língua Portuguesa para o ensino de literatura. Objetiva-se avaliar nos livros indicados os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) como: a adequação à legislação educacional (PCN’s) e constitucional (inciso IV do Artigo 3º da CF); as diretrizes e normas oficiais relativas ao Ensino Médio; os aspectos visuais e gráficos; a coerência teórico-metodológica do conteúdo e das atividades propostas; adequação às séries; adequação ao universo linguístico do aluno; atualidade das investigações epistemológicas e didáticas; correta abordagem conceitual; conformidade nos aspectos sociocultural e preceitos éticos; valorização da experiência de vida do aluno e os aspectos interdisciplinares, intertextuais e tecnológicos. Portanto, a pesquisa realiza uma investigação no livro didático a fim de reconhecer como tal obra é estruturada para o ensino da literatura. Interessa-nos observar se essa obra é capaz de contribuir para o melhor desempenho do educando na leitura e na produção textual, se contribui para o desenvolvimento do senso-crítico, do protagonismo social e, principalmente, se promove o gosto pela leitura e o letramento literário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.