O objetivo desse artigo é analisar a praxeologia matemática do estudo de triângulos, presentes em um dos livros do 6º ano do ensino fundamental, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017. Tivemos como aporte teórico para análise, a Teoria Antropológica do Didático – TAD, proposta por Chevallard (1999) e seus colaboradores. Em relação à abordagem de triângulos nos orientamos pelas ideias de Lima e Carvalho (2010). Em nossa metodologia trabalhamos com uma abordagem documental de caráter qualitativo, onde buscamos verificar a abordagem dos livros didáticos adotados nas escolas públicas do município de Saloá/PE referente ao ensino de triângulos. Analisamos os tipos de tarefas do capítulo relativo ao nosso objeto de pesquisa, onde no geral identificamos um total de 44 itens, sendo eles divididos em 6 tipos de tarefas. O resultado da análise do livro didático mostra que o autor da ênfase em tarefas de classificar triângulos, deixando de lado outros tipos de tarefas que devem ser explorados nesse ciclo como sugerido pelos documentos curriculares oficiais, nos quais os alunos antes de chegar nessa fase de classificação de triângulos deve saber identificar essa figura geométrica por suas características enquanto um polígono.