O ensino da Biologia através dos anos teve um grande aumento de inovações e descobertas
que podem agir como facilitadores do aprendizado como o avanço da tecnologia e a utilização de
novas metodologias para o ensino. Por se tratar de uma área ampla onde se tem dos mais diversos
tipos de conteúdo, a Biologia também conta com certa fragilidade no seu ensino, pois são diversos os
fatores que levam a efetivação do aprendizado. Este trabalho analisar os conhecimentos prévios dos
alunos sobre anfíbios e assim conscientizar os alunos sobre a importância do grupo dos anfíbios. A
pesquisa foi realizada em escola estadual de Vitória de Santo Antão com turmas do primeiro e
segundo ano. Foi realizado um questionário sobre anfíbios para analisar a percepção dos alunos sobre
esses animais, em seguida foi elaborada uma intervenção com uso de um jogo para desmitificar
conceitos errôneos evidenciados através dos questionários. Os resultados evidenciam que os alunos do
segundo ano não apresentam uma melhor compreensão sobre o conteúdo de anfíbios que alunos do
primeiro. Além disso, ambas as turmas apresentaram muitos erros conceituais sobre aspectos
morfológicos e ecológicos de anfíbios, onde apresentaram muitas características pertencentes ao grupo
dos répteis. Sendo assim, percebe-se que mesmo havendo um maior conhecimento sobre anfíbios em
turmas que já tiveram acesso a esse conteúdo na escola, há erros conceituais que perduram na mente
dos alunos, sendo necessária a desmistificação dos erros.