Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO SOBRE ANFÍBIOS: COMPREENDENDO A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: HERPETOLOGIA, CIÊNCIAS, APRENDIZADO Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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      tipos de conteúdo, a Biologia também conta com certa fragilidade no seu ensino, pois são diversos os\r\n
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      alunos sobre anfíbios e assim conscientizar os alunos sobre a importância do grupo dos anfíbios. A\r\n
      pesquisa foi realizada em escola estadual de Vitória de Santo Antão com turmas do primeiro e\r\n
      segundo ano. Foi realizado um questionário sobre anfíbios para analisar a percepção dos alunos sobre\r\n
      esses animais, em seguida foi elaborada uma intervenção com uso de um jogo para desmitificar\r\n
      conceitos errôneos evidenciados através dos questionários. Os resultados evidenciam que os alunos do\r\n
      segundo ano não apresentam uma melhor compreensão sobre o conteúdo de anfíbios que alunos do\r\n
      primeiro. Além disso, ambas as turmas apresentaram muitos erros conceituais sobre aspectos\r\n
      morfológicos e ecológicos de anfíbios, onde apresentaram muitas características pertencentes ao grupo\r\n
      dos répteis. Sendo assim, percebe-se que mesmo havendo um maior conhecimento sobre anfíbios em\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino da Biologia através dos anos teve um grande aumento de inovações e descobertas que podem agir como facilitadores do aprendizado como o avanço da tecnologia e a utilização de novas metodologias para o ensino. Por se tratar de uma área ampla onde se tem dos mais diversos tipos de conteúdo, a Biologia também conta com certa fragilidade no seu ensino, pois são diversos os fatores que levam a efetivação do aprendizado. Este trabalho analisar os conhecimentos prévios dos alunos sobre anfíbios e assim conscientizar os alunos sobre a importância do grupo dos anfíbios. A pesquisa foi realizada em escola estadual de Vitória de Santo Antão com turmas do primeiro e segundo ano. Foi realizado um questionário sobre anfíbios para analisar a percepção dos alunos sobre esses animais, em seguida foi elaborada uma intervenção com uso de um jogo para desmitificar conceitos errôneos evidenciados através dos questionários. Os resultados evidenciam que os alunos do segundo ano não apresentam uma melhor compreensão sobre o conteúdo de anfíbios que alunos do primeiro. Além disso, ambas as turmas apresentaram muitos erros conceituais sobre aspectos morfológicos e ecológicos de anfíbios, onde apresentaram muitas características pertencentes ao grupo dos répteis. Sendo assim, percebe-se que mesmo havendo um maior conhecimento sobre anfíbios em turmas que já tiveram acesso a esse conteúdo na escola, há erros conceituais que perduram na mente dos alunos, sendo necessária a desmistificação dos erros.

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