A EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NA CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CENTRO DE ENSINO SANTOS DUMONT, CAXIAS – MA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45760 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1662 "inscrito_id" => 9996 "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NA CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CENTRO DE ENSINO SANTOS DUMONT, CAXIAS – MA" "resumo" => "As atividades experimentais no ensino de Química vêm sendo defendidas por professores e pesquisadores que destacam que estas podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Estudos apontam que a teoria aliada a experimentação é uma proposta que pode incentivar o aprendizado dos estudantes. No entanto os professores da rede pública de ensino enfrentam dificuldades na realização de atividades práticas, principalmente devido a condições infra estruturais das escolas. Com o objetivo de desenvolver em uma escola pública estadual do ensino médio do município de Caxias - MA o hábito de incentivo a práticas, o projeto visou a aplicação de práticas simples, de baixo custo e que podem ser realizadas na sala de aula, aliando a teoria e a prática. Foram aplicados questionários que constavam de questões simplificadas sobre a experimentação no ensino de Química. Com os resultados obtidos foi perceptível que a maior parte dos alunos acham a disciplina Química importante, embora grande maioria também sinta dificuldade com a disciplina por achá-la complicada e por conta do comportamento de seus colegas de classe, os alunos ainda deram sugestões para melhorar o ensino de Química, sugerindo mais experimentos, laboratório e melhora no comportamento dos colegas, embora tenham admitido que o professor leva experimentos para a sala de aula e que relaciona a disciplina com assuntos do dia a dia. Houve apreciação da turma com a realização de experimentos em sala de aula, onde todos os alunos admitiram ter gostado da exposição dos experimentos e atribuído o conceito bom para as mesmas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID9996_07092018194411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANOELLE FERNANDA LOBO QUINZEIRO" "autor_nome_curto" => "SANOELLE QUINZEIRO" "autor_email" => "sanoellequinzeiro@acad.if" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45760 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1662 "inscrito_id" => 9996 "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NA CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CENTRO DE ENSINO SANTOS DUMONT, CAXIAS – MA" "resumo" => "As atividades experimentais no ensino de Química vêm sendo defendidas por professores e pesquisadores que destacam que estas podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Estudos apontam que a teoria aliada a experimentação é uma proposta que pode incentivar o aprendizado dos estudantes. No entanto os professores da rede pública de ensino enfrentam dificuldades na realização de atividades práticas, principalmente devido a condições infra estruturais das escolas. Com o objetivo de desenvolver em uma escola pública estadual do ensino médio do município de Caxias - MA o hábito de incentivo a práticas, o projeto visou a aplicação de práticas simples, de baixo custo e que podem ser realizadas na sala de aula, aliando a teoria e a prática. Foram aplicados questionários que constavam de questões simplificadas sobre a experimentação no ensino de Química. Com os resultados obtidos foi perceptível que a maior parte dos alunos acham a disciplina Química importante, embora grande maioria também sinta dificuldade com a disciplina por achá-la complicada e por conta do comportamento de seus colegas de classe, os alunos ainda deram sugestões para melhorar o ensino de Química, sugerindo mais experimentos, laboratório e melhora no comportamento dos colegas, embora tenham admitido que o professor leva experimentos para a sala de aula e que relaciona a disciplina com assuntos do dia a dia. Houve apreciação da turma com a realização de experimentos em sala de aula, onde todos os alunos admitiram ter gostado da exposição dos experimentos e atribuído o conceito bom para as mesmas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID9996_07092018194411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANOELLE FERNANDA LOBO QUINZEIRO" "autor_nome_curto" => "SANOELLE QUINZEIRO" "autor_email" => "sanoellequinzeiro@acad.if" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }