O presente artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da ludicidade para o processo de Ensino-Aprendizagem da Educação infantil. destacando a influência do brincar no desenvolvimento cognitivo e social da criança e especificamente no aprendizado tornando-o significativo. A problemática diz respeito a entender quais as contribuições do Lúdico para o processo de ensino-aprendizagens da Educação Infantil e justifica-se pela identificação pessoal e profissional, tendo m vista que esta pesquisadora utiliza em suas aulas o lúdico, como faz parte da prática pedagógica com êxito. Nesse percurso investigativo, buscou-se entender e identificar o perfil lúdico do professor na Educação Infantil, bem como sua formação na perspectiva didático-pedagógica lúdica. A metodologia utilizada para a obtenção dos dados aqui apresentados foi feita através de uma abordagem qualitativa, no que tange ao tipo, de acordo com os objetivos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica. Quanto ao nível de investigação, segundo os objetivos é delineada como descritiva. A pesquisa está fundamentada em autores como Gil (2008), Referencial Curricular Nacional para a Educação (1998), Campos (1994) Vigotsky (1979) e Santos (1997), entre outros. Como resultados a pesquisa permitiu refletir que brincar para criança pode ser mais que uma atividade diária, pode ser uma fonte de saber aliada ao seu desenvolvimento integral. Enquanto brinca a criança faz de conta, imagina, se liberta, aprende a controlar sua agressividade e superar seus medos. Os jogos podem proporcionar a socialização e a obediência a regras, além de facilitar raciocínio lógico matemático.