O presente estudo teve como objetivo realizar um projeto escolar com foco na escrita de pequenos contos produzidos por alunos no ensino fundamental II (8º e 9º ano) na Escola Municipal Dom Pedro II, localizada no município de Araçoiaba, na região metropolitana do Recife, em Pernambuco. Esses contos estão sendo parcialmente digitados, corrigidos e encadernados pelo professor de língua portuguesa, e publicados na biblioteca da escola, para que todos tenham acesso ao texto dos alunos envolvidos. 56 alunos participaram do projeto. O estudo em questão fez com que os alunos, em grupos, escrevessem contos literários com temas diversos. Toda a pesquisa foi (e ainda está sendo, porém alguns textos já foram finalizados) realizada nas aulas de língua portuguesa, 2 vezes por semana, sempre nos últimos 30 minutos de aula. O professor orientou os alunos e deu dicas de como eles podem escrever determinado trecho do texto. A pesquisa possui caráter exploratório com a abordagem quanti-qualitativa, utilizando como instrumentos a coleta de dados (os textos escritos pelos alunos e questionários respondidos por eles) e observações na sala de aula. Como bases teóricas, foram utilizados Vygotsky, com suas concepções de aprendizagem e Sabino, reforçando a importância da escrita ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do ser humano em sociedade.