O atual contexto social e o crescente acesso tecnológico tem mudado o quadro educacional e a formação exigida como desejada aos discentes. Nesse contexto as metodologias ativas possibilitam aos alunos um papel de protagonismo na ação de aprender propiciando o desenvolvimento da autonomia, habilidades relacionais e criticidade. O professor hoje, para atender essas demandas, precisa ser também crítico e reflexivo bem como flexível em relação as metodologias de ensino mobilizadas. Para isso o estágio supervisionado se constitui como uma oportunidade de se construir uma prática pedagógica que vá além da simples aplicação de métodos e recursos e sim como uma experiência de percepção, reflexão e ação pautada no diálogo com o arcabouço teórico e orientada pelo conhecimento construído nas disciplinas do curso de licenciatura. O presente trabalho retrata essa experiência em uma turma de ciências do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública do município de Caruaru - PE no decorrer da disciplina do estágio supervisionado do curso de licenciatura em química (CAA /UFPE). A partir dessa vivência observamos que a ação docente de que só através de uma postura reflexiva é possível mobilizar o conhecimento teórico construído no decorrer da formação inicial a prática docente.