O ensino de Química não pode se resumir apenas à transmissão de conhecimento que não engloba o cotidiano dos educandos, sendo fundamental utilizar meios que possibilitem melhor aprendizado dos discentes para atuarem em sociedade. Vivemos em um mundo complexo e para melhor compreendê-lo muitas vezes faz-se necessário o uso de mais de uma área de conhecimento. Assim, deve-se recorrer a metodologias que possam provocar reflexões sobre os conteúdos em estudo e suas relações com o cotidiano, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem. Em virtude do pressuposto, o presente trabalho foi estruturado nos Momentos Pedagógicos, que é uma sequência didática dividida da seguinte forma: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Com o objetivo de melhorar a compreensão dos conteúdos, a sequência didática foi estruturada nos princípios pedagógicos da interdisciplinaridade, contextualização e experimentação. Com o uso da primeira, foram ministrados conteúdos de duas áreas de conhecimento (química e história) para melhor explicação dos conceitos em pauta. A contextualização foi utilizada diretamente ao abordar a cana-de-açúcar, seus derivados e sua importante contribuição na economia da sociedade. Para a experimentação, utilizou-se para a destilação do caldo da cana-de-açúcar fermentado através de um destilador construído com materiais alternativos. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública na cidade de Cuitegi-PB com a finalidade de facilitar o entendimento de conceitos abstratos por meios de métodos diferentes do habitual. Houve a aplicação de um questionário prévio aplicado na Problematização Inicial e outro na Aplicação do Conhecimento. Com as análises dos questionários, percebe-se que as dificuldades dos educandos em compreender alguns fenômenos do cotidiano podem ser superadas com o uso desta estratégia didática.