Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DA PARAÍBA SOB UMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46663
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1145
    "inscrito_id" => 3496
    "titulo" => "CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DA PARAÍBA SOB UMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ensino de Química não pode se resumir apenas à transmissão de conhecimento que não engloba o cotidiano dos educandos, sendo fundamental utilizar meios que possibilitem melhor aprendizado dos discentes para atuarem em sociedade. Vivemos em um mundo complexo e para melhor compreendê-lo muitas vezes faz-se necessário o uso de mais de uma área de conhecimento. Assim, deve-se recorrer a metodologias que possam provocar reflexões sobre os conteúdos em estudo e suas relações com o cotidiano, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem. Em virtude do pressuposto, o presente trabalho foi estruturado nos Momentos Pedagógicos, que é uma sequência didática dividida da seguinte forma: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Com o objetivo de melhorar a compreensão dos conteúdos, a sequência didática foi estruturada nos princípios pedagógicos da interdisciplinaridade, contextualização e experimentação. Com o uso da primeira, foram ministrados conteúdos de duas áreas de conhecimento (química e história) para melhor explicação dos conceitos em pauta. A contextualização foi utilizada diretamente ao abordar a cana-de-açúcar, seus derivados e sua importante contribuição na economia da sociedade. Para a experimentação, utilizou-se para a destilação do caldo da cana-de-açúcar fermentado através de um destilador construído com materiais alternativos. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública na cidade de Cuitegi-PB com a finalidade de facilitar o entendimento de conceitos abstratos por meios de métodos diferentes do habitual. Houve a aplicação de um questionário prévio aplicado na Problematização Inicial e outro na Aplicação do Conhecimento. Com as análises dos questionários, percebe-se que as dificuldades dos educandos em compreender alguns fenômenos do cotidiano podem ser superadas com o uso desta estratégia didática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3496_01092018181738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALLISON DE OLIVEIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "WALLISON MARTINS"
    "autor_email" => "wallison2015@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46663
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1145
    "inscrito_id" => 3496
    "titulo" => "CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DA PARAÍBA SOB UMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ensino de Química não pode se resumir apenas à transmissão de conhecimento que não engloba o cotidiano dos educandos, sendo fundamental utilizar meios que possibilitem melhor aprendizado dos discentes para atuarem em sociedade. Vivemos em um mundo complexo e para melhor compreendê-lo muitas vezes faz-se necessário o uso de mais de uma área de conhecimento. Assim, deve-se recorrer a metodologias que possam provocar reflexões sobre os conteúdos em estudo e suas relações com o cotidiano, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem. Em virtude do pressuposto, o presente trabalho foi estruturado nos Momentos Pedagógicos, que é uma sequência didática dividida da seguinte forma: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Com o objetivo de melhorar a compreensão dos conteúdos, a sequência didática foi estruturada nos princípios pedagógicos da interdisciplinaridade, contextualização e experimentação. Com o uso da primeira, foram ministrados conteúdos de duas áreas de conhecimento (química e história) para melhor explicação dos conceitos em pauta. A contextualização foi utilizada diretamente ao abordar a cana-de-açúcar, seus derivados e sua importante contribuição na economia da sociedade. Para a experimentação, utilizou-se para a destilação do caldo da cana-de-açúcar fermentado através de um destilador construído com materiais alternativos. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública na cidade de Cuitegi-PB com a finalidade de facilitar o entendimento de conceitos abstratos por meios de métodos diferentes do habitual. Houve a aplicação de um questionário prévio aplicado na Problematização Inicial e outro na Aplicação do Conhecimento. Com as análises dos questionários, percebe-se que as dificuldades dos educandos em compreender alguns fenômenos do cotidiano podem ser superadas com o uso desta estratégia didática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3496_01092018181738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALLISON DE OLIVEIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "WALLISON MARTINS"
    "autor_email" => "wallison2015@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino de Química não pode se resumir apenas à transmissão de conhecimento que não engloba o cotidiano dos educandos, sendo fundamental utilizar meios que possibilitem melhor aprendizado dos discentes para atuarem em sociedade. Vivemos em um mundo complexo e para melhor compreendê-lo muitas vezes faz-se necessário o uso de mais de uma área de conhecimento. Assim, deve-se recorrer a metodologias que possam provocar reflexões sobre os conteúdos em estudo e suas relações com o cotidiano, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem. Em virtude do pressuposto, o presente trabalho foi estruturado nos Momentos Pedagógicos, que é uma sequência didática dividida da seguinte forma: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Com o objetivo de melhorar a compreensão dos conteúdos, a sequência didática foi estruturada nos princípios pedagógicos da interdisciplinaridade, contextualização e experimentação. Com o uso da primeira, foram ministrados conteúdos de duas áreas de conhecimento (química e história) para melhor explicação dos conceitos em pauta. A contextualização foi utilizada diretamente ao abordar a cana-de-açúcar, seus derivados e sua importante contribuição na economia da sociedade. Para a experimentação, utilizou-se para a destilação do caldo da cana-de-açúcar fermentado através de um destilador construído com materiais alternativos. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública na cidade de Cuitegi-PB com a finalidade de facilitar o entendimento de conceitos abstratos por meios de métodos diferentes do habitual. Houve a aplicação de um questionário prévio aplicado na Problematização Inicial e outro na Aplicação do Conhecimento. Com as análises dos questionários, percebe-se que as dificuldades dos educandos em compreender alguns fenômenos do cotidiano podem ser superadas com o uso desta estratégia didática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Deusineia Mendes de Lima

    A importância do conhecimento em química para o desenvolvimento.

    26/05/2023 01:30:35

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.