PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CIÊNCIAS: EDUCAÇÃO FORMAL ALIADA A NÃO-FORMAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48679 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4670 "inscrito_id" => 6867 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CIÊNCIAS: EDUCAÇÃO FORMAL ALIADA A NÃO-FORMAL" "resumo" => "Este artigo focaliza as relações de ensino e aprendizagem estabelecidas em espaços de Educação Não Formal, mas especificamente em Centros de Ciências, como Museus de Ciências e Parque das Ciências. Apresenta uma revisão bibliográfica com o intuito de analisar as contribuições que a Educação Não Formal tem oferecido a Educação Formal, estabelecendo características, semelhanças, distinções e relações entre elas, com o objetivo de conhecer como elas se fundem e efetivam aprendizagens. Para isso, traz autores como Maria da Glória Gonh e Martha Marandino e outros pesquisadores que ajudam a investigar o lugar que a Educação Não Formal ocupa na atualidade, considerando ser reconhecida cientificamente, além de estar inserida no Programa Nacional em Educação em Direitos Humanos (PNEDH), sendo que, pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), são retratadas as particularidades da Educação Formal versus a Educação Não Formal. A realização do levantamento feito evidenciou a escassez de material que enfoca a Educação Não Formal e seu potencial formativo, considerando que se caracteriza como um espaço que promove aprendizagens. Possibilitou ainda constatar a distribuição desigual dos espaços não formais de educação voltados ao ensino de ciências, pouco espalhados pelo Brasil. Portanto, o trabalho pretende colaborar com a discussão sobre a criação de mais Espaços de Educação Não Formal diante de suas contribuições para a aprendizagem significativa, aquela que possibilita aos sujeitos apropria-se do conhecimento produzido em sua cultura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FORMAL, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, PRÁTICAS EDUCATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6867_17092018234602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEVERSON C PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CLEVERSON" "autor_email" => "cleversonmg@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48679 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4670 "inscrito_id" => 6867 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CIÊNCIAS: EDUCAÇÃO FORMAL ALIADA A NÃO-FORMAL" "resumo" => "Este artigo focaliza as relações de ensino e aprendizagem estabelecidas em espaços de Educação Não Formal, mas especificamente em Centros de Ciências, como Museus de Ciências e Parque das Ciências. Apresenta uma revisão bibliográfica com o intuito de analisar as contribuições que a Educação Não Formal tem oferecido a Educação Formal, estabelecendo características, semelhanças, distinções e relações entre elas, com o objetivo de conhecer como elas se fundem e efetivam aprendizagens. Para isso, traz autores como Maria da Glória Gonh e Martha Marandino e outros pesquisadores que ajudam a investigar o lugar que a Educação Não Formal ocupa na atualidade, considerando ser reconhecida cientificamente, além de estar inserida no Programa Nacional em Educação em Direitos Humanos (PNEDH), sendo que, pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), são retratadas as particularidades da Educação Formal versus a Educação Não Formal. A realização do levantamento feito evidenciou a escassez de material que enfoca a Educação Não Formal e seu potencial formativo, considerando que se caracteriza como um espaço que promove aprendizagens. Possibilitou ainda constatar a distribuição desigual dos espaços não formais de educação voltados ao ensino de ciências, pouco espalhados pelo Brasil. Portanto, o trabalho pretende colaborar com a discussão sobre a criação de mais Espaços de Educação Não Formal diante de suas contribuições para a aprendizagem significativa, aquela que possibilita aos sujeitos apropria-se do conhecimento produzido em sua cultura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FORMAL, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, PRÁTICAS EDUCATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6867_17092018234602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEVERSON C PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CLEVERSON" "autor_email" => "cleversonmg@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }