Observa-se que a matemática está relacionada diretamente ao cotidiano onde se acostumou
a vê-la descontextualizada e para a maioria dos estudantes uma disciplina muito difícil, pois se acredita
que esta é exata e imutável. O ensino da matemática tem sido vivenciado de forma diferente no decorrer
dos anos, onde o tradicionalismo ainda é empregado com frequência e não acompanha o
desenvolvimento tecnológico atual, exigindo dos alunos excesso de técnicas operatórias
descontextualizadas e os currículos de matemática, as metodologias e os livros didáticos estão em
descompasso com o mundo moderno. A matemática não mudou, mas a maneira de se comunicar com o
aluno sim; fazendo-se necessário a mudança de atitude do educador e sua adesão às novas tecnologias.
Nesta linha de pensamento o primeiro capítulo traz um breve histórico da informática nas escolas, sua
origem e como foi a chegada de computadores nas escolas públicas brasileiras. Aponta desafios e
dificuldades de profissionais a se adaptarem a essa nova realidade na escola. O segundo capítulo fala
sobre a importância do uso das novas tecnologias no ensino da Matemática, apresentando a sua evolução
e cita como a Matemática está localizada frente a essa realidade. O terceiro capítulo mostra como
aproveitar as mídias e tecnologia hoje existentes na escola, propondo novas formas de trabalho para que
os usuários possam usar todos esses equipamentos com a intenção de aprender melhor e de maneira que
o uso desses recursos possam auxiliar na organização do ensino beneficiando todos os envolvidos.