A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45980 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 3405 "titulo" => "A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => """ Observa-se que a matemática está relacionada diretamente ao cotidiano onde se acostumou\r\n a vê-la descontextualizada e para a maioria dos estudantes uma disciplina muito difícil, pois se acredita\r\n que esta é exata e imutável. O ensino da matemática tem sido vivenciado de forma diferente no decorrer\r\n dos anos, onde o tradicionalismo ainda é empregado com frequência e não acompanha o\r\n desenvolvimento tecnológico atual, exigindo dos alunos excesso de técnicas operatórias\r\n descontextualizadas e os currículos de matemática, as metodologias e os livros didáticos estão em\r\n descompasso com o mundo moderno. A matemática não mudou, mas a maneira de se comunicar com o\r\n aluno sim; fazendo-se necessário a mudança de atitude do educador e sua adesão às novas tecnologias.\r\n Nesta linha de pensamento o primeiro capítulo traz um breve histórico da informática nas escolas, sua\r\n origem e como foi a chegada de computadores nas escolas públicas brasileiras. Aponta desafios e\r\n dificuldades de profissionais a se adaptarem a essa nova realidade na escola. O segundo capítulo fala\r\n sobre a importância do uso das novas tecnologias no ensino da Matemática, apresentando a sua evolução\r\n e cita como a Matemática está localizada frente a essa realidade. O terceiro capítulo mostra como\r\n aproveitar as mídias e tecnologia hoje existentes na escola, propondo novas formas de trabalho para que\r\n os usuários possam usar todos esses equipamentos com a intenção de aprender melhor e de maneira que\r\n o uso desses recursos possam auxiliar na organização do ensino beneficiando todos os envolvidos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TIC’S, INFORMÁTICA EDUCATIVA, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID3405_04072018093352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE FERNANDES DE ARAÚJO " "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycebob.fernandes@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45980 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 3405 "titulo" => "A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => """ Observa-se que a matemática está relacionada diretamente ao cotidiano onde se acostumou\r\n a vê-la descontextualizada e para a maioria dos estudantes uma disciplina muito difícil, pois se acredita\r\n que esta é exata e imutável. O ensino da matemática tem sido vivenciado de forma diferente no decorrer\r\n dos anos, onde o tradicionalismo ainda é empregado com frequência e não acompanha o\r\n desenvolvimento tecnológico atual, exigindo dos alunos excesso de técnicas operatórias\r\n descontextualizadas e os currículos de matemática, as metodologias e os livros didáticos estão em\r\n descompasso com o mundo moderno. A matemática não mudou, mas a maneira de se comunicar com o\r\n aluno sim; fazendo-se necessário a mudança de atitude do educador e sua adesão às novas tecnologias.\r\n Nesta linha de pensamento o primeiro capítulo traz um breve histórico da informática nas escolas, sua\r\n origem e como foi a chegada de computadores nas escolas públicas brasileiras. Aponta desafios e\r\n dificuldades de profissionais a se adaptarem a essa nova realidade na escola. O segundo capítulo fala\r\n sobre a importância do uso das novas tecnologias no ensino da Matemática, apresentando a sua evolução\r\n e cita como a Matemática está localizada frente a essa realidade. O terceiro capítulo mostra como\r\n aproveitar as mídias e tecnologia hoje existentes na escola, propondo novas formas de trabalho para que\r\n os usuários possam usar todos esses equipamentos com a intenção de aprender melhor e de maneira que\r\n o uso desses recursos possam auxiliar na organização do ensino beneficiando todos os envolvidos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TIC’S, INFORMÁTICA EDUCATIVA, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID3405_04072018093352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE FERNANDES DE ARAÚJO " "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycebob.fernandes@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }