Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM DEBATE SOBRE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, LEI N°10.639/03 Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48686
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1433
    "inscrito_id" => 7484
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM DEBATE SOBRE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      \r\n
      A presente pesquisa busca refletir sobre os avanços e obstáculos na implementação da Lei nº 10.639/03 com destaque para a problemática da formação continuada dos professores e supervisores das escolas públicas do município de Cabedelo-PB. Determinamos os seguintes objetivos: analisar informações sobre o projeto de Capacitação em Cultura Afro-Brasileira ocorrido em Cabedelo, durante os anos de 2011 e 2012, identificando os avanços e obstáculos; conhecer as dificuldades enfrentadas pelos educadores com relação à formação continuada para a educação étnico-racial; analisar a concepção dos coordenadores pedagógicos e professores sobre as dificuldades encontradas atualmente na aplicação da temática na sala de aula. Utilizamos a metodologia da história oral, através da realização de entrevistas semiestruturadas como principal instrumento de coleta de informações. As entrevistas foram realizadas com professores e coordenadores pedagógicos que atuam na rede municipal de ensino de Cabedelo. Analisamos a problemática da formação continuada através dos conceitos de Gomes (2001,2005); Silva (2001); Gomes e Jesus (2013); Oliva (2006, 2011); Lopes, Florencio e Estrada (2010) e Passos (2014). Para perceber a realidade da educação brasileira com relação aos conflitos étnicos, buscamos as concepções de Silva Jr. (2002); Cavalleiro (2001; 2005); Munanga (2005); Santos (2001) e Barros (2012).  Concluímos que existe a necessidade de formação continuada sobre educação étnico-racial; bem como, identificamos que os educadores não sabem como lidar com as situações de racismo no ambiente escolar e terminam muitas vezes por reforçar as situações de preconceito étnico-racial.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, LEI N°10.639/03"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID7484_05092018214551.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANUSA DINIZ TARGINO"
    "autor_nome_curto" => "VANUSA DINIZ"
    "autor_email" => "vanusadtargino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48686
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1433
    "inscrito_id" => 7484
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM DEBATE SOBRE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      \r\n
      A presente pesquisa busca refletir sobre os avanços e obstáculos na implementação da Lei nº 10.639/03 com destaque para a problemática da formação continuada dos professores e supervisores das escolas públicas do município de Cabedelo-PB. Determinamos os seguintes objetivos: analisar informações sobre o projeto de Capacitação em Cultura Afro-Brasileira ocorrido em Cabedelo, durante os anos de 2011 e 2012, identificando os avanços e obstáculos; conhecer as dificuldades enfrentadas pelos educadores com relação à formação continuada para a educação étnico-racial; analisar a concepção dos coordenadores pedagógicos e professores sobre as dificuldades encontradas atualmente na aplicação da temática na sala de aula. Utilizamos a metodologia da história oral, através da realização de entrevistas semiestruturadas como principal instrumento de coleta de informações. As entrevistas foram realizadas com professores e coordenadores pedagógicos que atuam na rede municipal de ensino de Cabedelo. Analisamos a problemática da formação continuada através dos conceitos de Gomes (2001,2005); Silva (2001); Gomes e Jesus (2013); Oliva (2006, 2011); Lopes, Florencio e Estrada (2010) e Passos (2014). Para perceber a realidade da educação brasileira com relação aos conflitos étnicos, buscamos as concepções de Silva Jr. (2002); Cavalleiro (2001; 2005); Munanga (2005); Santos (2001) e Barros (2012).  Concluímos que existe a necessidade de formação continuada sobre educação étnico-racial; bem como, identificamos que os educadores não sabem como lidar com as situações de racismo no ambiente escolar e terminam muitas vezes por reforçar as situações de preconceito étnico-racial.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, LEI N°10.639/03"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID7484_05092018214551.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANUSA DINIZ TARGINO"
    "autor_nome_curto" => "VANUSA DINIZ"
    "autor_email" => "vanusadtargino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO A presente pesquisa busca refletir sobre os avanços e obstáculos na implementação da Lei nº 10.639/03 com destaque para a problemática da formação continuada dos professores e supervisores das escolas públicas do município de Cabedelo-PB. Determinamos os seguintes objetivos: analisar informações sobre o projeto de Capacitação em Cultura Afro-Brasileira ocorrido em Cabedelo, durante os anos de 2011 e 2012, identificando os avanços e obstáculos; conhecer as dificuldades enfrentadas pelos educadores com relação à formação continuada para a educação étnico-racial; analisar a concepção dos coordenadores pedagógicos e professores sobre as dificuldades encontradas atualmente na aplicação da temática na sala de aula. Utilizamos a metodologia da história oral, através da realização de entrevistas semiestruturadas como principal instrumento de coleta de informações. As entrevistas foram realizadas com professores e coordenadores pedagógicos que atuam na rede municipal de ensino de Cabedelo. Analisamos a problemática da formação continuada através dos conceitos de Gomes (2001,2005); Silva (2001); Gomes e Jesus (2013); Oliva (2006, 2011); Lopes, Florencio e Estrada (2010) e Passos (2014). Para perceber a realidade da educação brasileira com relação aos conflitos étnicos, buscamos as concepções de Silva Jr. (2002); Cavalleiro (2001; 2005); Munanga (2005); Santos (2001) e Barros (2012). Concluímos que existe a necessidade de formação continuada sobre educação étnico-racial; bem como, identificamos que os educadores não sabem como lidar com as situações de racismo no ambiente escolar e terminam muitas vezes por reforçar as situações de preconceito étnico-racial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.