RESUMO
A presente pesquisa busca refletir sobre os avanços e obstáculos na implementação da Lei nº 10.639/03 com destaque para a problemática da formação continuada dos professores e supervisores das escolas públicas do município de Cabedelo-PB. Determinamos os seguintes objetivos: analisar informações sobre o projeto de Capacitação em Cultura Afro-Brasileira ocorrido em Cabedelo, durante os anos de 2011 e 2012, identificando os avanços e obstáculos; conhecer as dificuldades enfrentadas pelos educadores com relação à formação continuada para a educação étnico-racial; analisar a concepção dos coordenadores pedagógicos e professores sobre as dificuldades encontradas atualmente na aplicação da temática na sala de aula. Utilizamos a metodologia da história oral, através da realização de entrevistas semiestruturadas como principal instrumento de coleta de informações. As entrevistas foram realizadas com professores e coordenadores pedagógicos que atuam na rede municipal de ensino de Cabedelo. Analisamos a problemática da formação continuada através dos conceitos de Gomes (2001,2005); Silva (2001); Gomes e Jesus (2013); Oliva (2006, 2011); Lopes, Florencio e Estrada (2010) e Passos (2014). Para perceber a realidade da educação brasileira com relação aos conflitos étnicos, buscamos as concepções de Silva Jr. (2002); Cavalleiro (2001; 2005); Munanga (2005); Santos (2001) e Barros (2012). Concluímos que existe a necessidade de formação continuada sobre educação étnico-racial; bem como, identificamos que os educadores não sabem como lidar com as situações de racismo no ambiente escolar e terminam muitas vezes por reforçar as situações de preconceito étnico-racial.