Com base em experiências didáticas similares relatadas em várias instituições de ensino do exterior e numa iniciativa pioneira no Brasil em competições desta natureza, o projeto de construção da Ponte de Macarrão ou Espaguete, foi proposto pela primeira vez aos alunos da UFRGS no semestre 2004/1, como um trabalho prático de várias disciplinas do Departamento de Engenharia Civil da UFRGS, e consiste na análise: o projeto, a construção e o ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete, conforme as especificações detalhadas no regulamento da competição (UCAM). Visando o conhecimento que o projeto pode trazer para os estudantes do curso de Engenharia Civil, este artigo foi constituído para analisar os pontos positivos desse tipo de didática utilizada pelos professores e como esta influencia o processo de ensino-aprendizagem do aluno. Foram analisadas 5 enquetes de alunos do Instituto Federal da Bahia (IFBA) a respeito do engajamento do projeto, as motivações para a confecção da ponte, os conhecimentos adquiridos através da prática e da teoria utilizada, bem como a compreensão da disciplina de Mecânica Geral. Com isso, foi possível compreender que os alunos se sentem motivados quando se tem uma atividade na qual eles são capazes de desenvolver suas habilidades cognitivas. Ademais, para a maioria o projeto, além de ser um material capaz de disseminar os conceitos básicos de estruturas tem como proposta o exercício da função, ou seja, comunicação, trabalho em equipe para execução do projeto, criatividade e organização, fatores importantes para um estudante de Engenharia Civil.