Por volta dos séculos XVI e XVII o interesse pelas explorações em viagens exigiam informações mais detalhadas e de cunho primordial para as navegações da época. No século XVIII a geografia foi sendo reconhecida discretamente como disciplina assim tornou-se parte do currículo universitário. No último século a quantidade de conhecimento e o número de instrumentos aumentaram e a necessidade de dados com a maior precisão de detalhes está cada vez mais sendo necessário. Esta pesquisa tem importante desenvolvimento na utilização de equipamentos tecnológicos no desenvolvimento das aulas de geografia no curso de Licenciatura em Geografia da UFPE dentro do departamento e laboratório de ciências geográficas. A busca constante por estratégias e soluções eficazes para solucionar as necessidades dentro de nossa sociedade. Tendo a disposição diversos softwares, de imagens de satélites, equipamentos como o GPS (Sistema de Posicionamento Global”, e consiste numa tecnologia de localização por satélite) tanto os para uso de navegação como os de uso topográficos e geodésicos e tantos outros equipamentos que agilizam o trabalho em várias áreas de objeto de estudo dos geógrafos. Como mídias interativas podemos destacar o uso do Google Earth (é um aplicativo onde permite passear virtualmente por qualquer lugar do planeta) e o ArcGis (É um Sistema de Informação Geográfica (GIS) utilizado para criação e utilização de mapas, compilação de dados geográficos, informações mapeadas e gestão de informações geográficas). De modo bem particular a tecnologia fornece contribuições importantes para a ciência em especial a ciência geográfica. Assim contribuindo para a nossa Ciência Geográfica.