Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIAGNÓSTICO DOS TIPOS DE DESISTÊNCIA: UM ESTUDO NAS LICENCIATURAS EM FÍSICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA DA UFRN

Palavra-chaves: EVASÃO, LICENCIATURA, EDUCAÇÃO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46952
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2553
    "inscrito_id" => 8460
    "titulo" => "DIAGNÓSTICO DOS TIPOS DE DESISTÊNCIA: UM ESTUDO NAS LICENCIATURAS EM FÍSICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA DA UFRN"
    "resumo" => "O presente trabalho é parte dos estudos realizados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), relacionados à evasão nos cursos de física, matemática e química do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), e tem por objetivo diagnosticar o motivo de cancelamento de programa registrado no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para realização da pesquisa foram utilizados os motivos de cancelamento de programa registrados no SIGAA no ano de 2016, referente aos ingressantes no período de 2007 a 2012. Este diagnóstico mostra que dentre os diversos tipos de saída, segundo a resolução acadêmica, destaca-se o abandono de curso com os maiores índices de evasão. Além disso, os percentuais de evasão dos estudantes dos cursos de licenciatura na área de ciências exatas e da terra da UFRN não diferem, nem nos percentuais, nem nos motivos de saída, dos apresentados em outras universidades brasileiras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EVASÃO, LICENCIATURA, EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8460_10092018135723.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGDA MARIA PINHEIRO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "MAGDA PINHEIRO"
    "autor_email" => "magdampm@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46952
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2553
    "inscrito_id" => 8460
    "titulo" => "DIAGNÓSTICO DOS TIPOS DE DESISTÊNCIA: UM ESTUDO NAS LICENCIATURAS EM FÍSICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA DA UFRN"
    "resumo" => "O presente trabalho é parte dos estudos realizados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), relacionados à evasão nos cursos de física, matemática e química do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), e tem por objetivo diagnosticar o motivo de cancelamento de programa registrado no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para realização da pesquisa foram utilizados os motivos de cancelamento de programa registrados no SIGAA no ano de 2016, referente aos ingressantes no período de 2007 a 2012. Este diagnóstico mostra que dentre os diversos tipos de saída, segundo a resolução acadêmica, destaca-se o abandono de curso com os maiores índices de evasão. Além disso, os percentuais de evasão dos estudantes dos cursos de licenciatura na área de ciências exatas e da terra da UFRN não diferem, nem nos percentuais, nem nos motivos de saída, dos apresentados em outras universidades brasileiras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EVASÃO, LICENCIATURA, EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8460_10092018135723.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGDA MARIA PINHEIRO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "MAGDA PINHEIRO"
    "autor_email" => "magdampm@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho é parte dos estudos realizados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), relacionados à evasão nos cursos de física, matemática e química do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), e tem por objetivo diagnosticar o motivo de cancelamento de programa registrado no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para realização da pesquisa foram utilizados os motivos de cancelamento de programa registrados no SIGAA no ano de 2016, referente aos ingressantes no período de 2007 a 2012. Este diagnóstico mostra que dentre os diversos tipos de saída, segundo a resolução acadêmica, destaca-se o abandono de curso com os maiores índices de evasão. Além disso, os percentuais de evasão dos estudantes dos cursos de licenciatura na área de ciências exatas e da terra da UFRN não diferem, nem nos percentuais, nem nos motivos de saída, dos apresentados em outras universidades brasileiras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.