AS BODAS DE SANGUE DE GARCÍA LORCA E CARLOS SAURA
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4584 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 1053 "inscrito_id" => 1369 "titulo" => "AS BODAS DE SANGUE DE GARCÍA LORCA E CARLOS SAURA" "resumo" => "Federico García Lorca foi músico, poeta, dramaturgo e desenhista. Mais do que um escritor, Lorca transitou por distintas manifestações artísticas, musicando poemas, poetizando o teatro e construindo obras de arte que não podem ser catalogadas em apenas um gênero artístico. Oriundo da região da Andaluzia, Lorca foi influenciado pelo multifacetário sul da Espanha e sua cultura de origem árabe, cigana e católica, criando uma arte repleta de poesia e música, luz e sombra. Das obras dramáticas de Lorca, três delas contam com maior êxito mundial, compondo a “trilogia rural” lorquiana, e a obra que inicia a trilogia é Bodas de Sangue (1928), considerada a primeira peça trágica do escritor. Assim, a proposta deste trabalho é apresentar uma análise comparativa entre a peça de García Lorca e o filme homônimo de Carlos Saura (1981). Análise visa comparar a recriação da obra de Lorca por Saura a partir do conceito de Gilles Deleuze de “teatro menor”, entendendo que o cineasta não faz uma versão fílmica da peça de Lorca, mas sim um ensaio crítico operado pela subtração para a constituição. Deleuze coloca que é a partir do processo de amputação que se faz nascer algo de inesperado. Com isso, a presente análise visa apresentar como Carlos Saura usa o cinema e o flamenco para criar Bodas de Sangue que, ao mesmo tempo em que não é uma recriação da peça de Lorca — pois subtrai elementos fundamentais da obra original, como as falas da peça — apresenta-se fundamentalmente como uma obra lorquiana por meio do uso do flamenco. A matéria-prima fundamental do flamenco é o mundo das paixões e com isso esta manifestação artística espanhola é uma interessante ferramenta com a qual Saura expressar o não dito em seu filme. E a partir desta análise é possível identificar e comparar como o Lorca, escritor, usa a poesia e a prosa como elemento fundamental para a criação de seu teatro, e como Saura usa a dança flamenca como meio de expressão em seu cinema. Assim, tanto Bodas de Sangue de Lorca quanto de Saura nos apresentam, por meios distintos, a trágica história amor que busca pela liberdade para se realizar, mas que segue em direção à morte." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1369_418d30cd00ec04ee64432e406119d554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SYNTIA PEREIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "SYNTIA ALVES" "autor_email" => "syntiaalves@yahoo.com.br" "autor_ies" => "PUC-SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4584 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 1053 "inscrito_id" => 1369 "titulo" => "AS BODAS DE SANGUE DE GARCÍA LORCA E CARLOS SAURA" "resumo" => "Federico García Lorca foi músico, poeta, dramaturgo e desenhista. Mais do que um escritor, Lorca transitou por distintas manifestações artísticas, musicando poemas, poetizando o teatro e construindo obras de arte que não podem ser catalogadas em apenas um gênero artístico. Oriundo da região da Andaluzia, Lorca foi influenciado pelo multifacetário sul da Espanha e sua cultura de origem árabe, cigana e católica, criando uma arte repleta de poesia e música, luz e sombra. Das obras dramáticas de Lorca, três delas contam com maior êxito mundial, compondo a “trilogia rural” lorquiana, e a obra que inicia a trilogia é Bodas de Sangue (1928), considerada a primeira peça trágica do escritor. Assim, a proposta deste trabalho é apresentar uma análise comparativa entre a peça de García Lorca e o filme homônimo de Carlos Saura (1981). Análise visa comparar a recriação da obra de Lorca por Saura a partir do conceito de Gilles Deleuze de “teatro menor”, entendendo que o cineasta não faz uma versão fílmica da peça de Lorca, mas sim um ensaio crítico operado pela subtração para a constituição. Deleuze coloca que é a partir do processo de amputação que se faz nascer algo de inesperado. Com isso, a presente análise visa apresentar como Carlos Saura usa o cinema e o flamenco para criar Bodas de Sangue que, ao mesmo tempo em que não é uma recriação da peça de Lorca — pois subtrai elementos fundamentais da obra original, como as falas da peça — apresenta-se fundamentalmente como uma obra lorquiana por meio do uso do flamenco. A matéria-prima fundamental do flamenco é o mundo das paixões e com isso esta manifestação artística espanhola é uma interessante ferramenta com a qual Saura expressar o não dito em seu filme. E a partir desta análise é possível identificar e comparar como o Lorca, escritor, usa a poesia e a prosa como elemento fundamental para a criação de seu teatro, e como Saura usa a dança flamenca como meio de expressão em seu cinema. Assim, tanto Bodas de Sangue de Lorca quanto de Saura nos apresentam, por meios distintos, a trágica história amor que busca pela liberdade para se realizar, mas que segue em direção à morte." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1369_418d30cd00ec04ee64432e406119d554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SYNTIA PEREIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "SYNTIA ALVES" "autor_email" => "syntiaalves@yahoo.com.br" "autor_ies" => "PUC-SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }