Artigo Anais ABRALIC Internacional

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-157X

AS BODAS DE SANGUE DE GARCÍA LORCA E CARLOS SAURA

Publicado em 12 de julho de 2013

Resumo

Federico García Lorca foi músico, poeta, dramaturgo e desenhista. Mais do que um escritor, Lorca transitou por distintas manifestações artísticas, musicando poemas, poetizando o teatro e construindo obras de arte que não podem ser catalogadas em apenas um gênero artístico. Oriundo da região da Andaluzia, Lorca foi influenciado pelo multifacetário sul da Espanha e sua cultura de origem árabe, cigana e católica, criando uma arte repleta de poesia e música, luz e sombra. Das obras dramáticas de Lorca, três delas contam com maior êxito mundial, compondo a “trilogia rural” lorquiana, e a obra que inicia a trilogia é Bodas de Sangue (1928), considerada a primeira peça trágica do escritor. Assim, a proposta deste trabalho é apresentar uma análise comparativa entre a peça de García Lorca e o filme homônimo de Carlos Saura (1981). Análise visa comparar a recriação da obra de Lorca por Saura a partir do conceito de Gilles Deleuze de “teatro menor”, entendendo que o cineasta não faz uma versão fílmica da peça de Lorca, mas sim um ensaio crítico operado pela subtração para a constituição. Deleuze coloca que é a partir do processo de amputação que se faz nascer algo de inesperado. Com isso, a presente análise visa apresentar como Carlos Saura usa o cinema e o flamenco para criar Bodas de Sangue que, ao mesmo tempo em que não é uma recriação da peça de Lorca — pois subtrai elementos fundamentais da obra original, como as falas da peça — apresenta-se fundamentalmente como uma obra lorquiana por meio do uso do flamenco. A matéria-prima fundamental do flamenco é o mundo das paixões e com isso esta manifestação artística espanhola é uma interessante ferramenta com a qual Saura expressar o não dito em seu filme. E a partir desta análise é possível identificar e comparar como o Lorca, escritor, usa a poesia e a prosa como elemento fundamental para a criação de seu teatro, e como Saura usa a dança flamenca como meio de expressão em seu cinema. Assim, tanto Bodas de Sangue de Lorca quanto de Saura nos apresentam, por meios distintos, a trágica história amor que busca pela liberdade para se realizar, mas que segue em direção à morte.

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