Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO (PNME) NO ESTADO DO TOCANTINS: PONTOS E CONTRAPONTOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TOCANTINS, PNME, PNME Pôster (PO) GT 13. Educação Matemática
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Apresentamos um recorte de uma pesquisa que está em fase de desenvolvimento e que busca compreensões teóricas e científicas sobre a aprendizagem docente decorrente da formação que os participantes do Programa Novo Mais Educação (PNME) do Estado do Tocantins tiveram. Para este momento, focamos apenas no desenvolvimento geral da formação e em alguns pontos e contrapontos que os formadores locais destacaram no relatório final que eles fizeram e submeteram para avaliação e integralização do curso de formação proporcionado pelo PNME. Nesta pesquisa buscamos investigar sobre o seguinte problema: como foram desenvolvidas as atividades formativas em Educação Matemática do Programa Novo Mais Educação (PNME) no Estado do Tocantins, no ano de 2018, segundo alguns formadores? Para responder este problema, definimos como objetivo apresentar o que os formadores estaduais e locais relataram a respeito do desenvolvimento das atividades formativas, em Educação Matemática, propostas pelo Programa Novo Mais Educação no Estado do Tocantins no ano de 2018. Esta pesquisa está localizada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), especificamente no que tange ao PNME. A metodologia adotada para esta investigação constitui-se numa abordagem qualitativa, baseada unicamente nos relatórios que 14 formadores locais apresentaram aos formadores regionais, quantidade analisada até o momento. Estes relatórios são considerados nossos instrumentos de coleta de informações. Buscamos, nestes relatórios, observar o que os cursistas destacaram, de forma escrita, sobre o desenvolvimento da formação no PNME. Além de relatarem sobre todos os momentos formativos que eles vivenciaram, tanto nas formações presenciais, como nas formações a distância e em serviço, também tiveram que destacar alguns aspectos em relação à formação como um todo, a saber: (1) Comentários sobre o desenvolvimento do curso; (2) Aspectos positivos observados durante a realização do curso; (3) Aspectos negativos observados durante a realização do curso; e (4) Críticas e Sugestões. Apresentamos como ocorreu a formação dos formadores locais no Estado do Tocantins, o foco da formação, os conteúdos, os materiais utilizados e os aspectos que levamos em consideração para as análises e apresentação deste recorte da pesquisa que ainda se encontra em desenvolvimento. Apesar das formações do PNME tratarem da área de Língua Portuguesa e da área de Matemática, neste momento, apresentamos apenas as atividades desenvolvidas no âmbito da Matemática, especificamente tratando da Educação Matemática como norteadora do processo formativo em termos didáticos, pedagógicos, metodológicos e profissionais. Um dos aspectos que os resultados estão apontando é a necessidade de formação em Educação Matemática por parte dos professores que ensinam matemática no Estado do Tocantins. Muitos têm uma visão equivocada do que é Educação Matemática, pensam que é uma área da Matemática ou a própria Matemática. Acreditamos que de nada adianta trabalhar com “atividades práticas”, como são sugeridos pelos próprios professores em formação, se não tiver uma discussão e compreensão teórica sobre o que está por trás, por exemplo, do ato de usar materiais concretos e jogos para ensinar matemática.

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