Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, ESCOLA, INTEGRAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As mudanças de hábitos e o elevado incentivo ao consumo resultou numa alarmante produção de resíduos que ameaça a capacidade de suporte do planeta. Assim, o consumismo desenfreado dos produtos, o descarte e a obsolescência programada, aumentou a degradação ambiental, resultando em mais utilização de recursos naturais e ampliação de todos os processos degradantes. Por esta razão, é que muitas instituições de ensino e entidades governamentais vem desenvolvendo ações de Educação Ambiental com temas voltados aos resíduos sólidos. Considerando essa temática, essa pesquisa objetivou analisar a percepção ambiental sobre resíduos sólidos e Educação Ambiental dos estudantes do ensino médio em Campina Grande, Paraíba. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Argemiro de Figueiredo, no município de Campina Grande, Paraíba, sendo entrevistados 30 alunos da 3ª série do ensino médio. Os dados foram coletados a partir de um questionário, contendo 8 questões em escala de Likert e 1 questão aberta, sendo estas respostas analisadas de forma qualitativa e quantitativa. A maioria dos estudantes (53,3%) não conhecem a realidade dos problemas ambientais de Campina Grande, Paraíba. Para 76,6% dos estudantes, o consumo exagerado gera problemas ambientais dentro da cidade, e 60,0% deles preocupam-se com o lixo que produzem e; 57,0% afirmam que seus professores não falam de Educação Ambiental. Diante do exposto, considera-se necessário práticas didáticas voltadas as questões ambientais, pois os estudantes participantes demonstram ter um conhecimento prévio do tema, porém muito superficial.

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