A MÚSICA COMO ESTIMULO NO PROCESSO CRIATIVO DA PRODUÇÃO LITERÁRIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46041 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 187 "titulo" => "A MÚSICA COMO ESTIMULO NO PROCESSO CRIATIVO DA PRODUÇÃO LITERÁRIA" "resumo" => "O presente artigo apresenta algumas considerações à respeito da alfabetização e letramento no Brasil e o seu reflexo nas avaliações externas, apontando o percentual de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio em Língua Portuguesa. Os dados indicam um índice considerável de estudantes que estão abaixo do nível básico das competências e habilidades necessárias para a série escolar em que se encontram. Nesse sentido, a pesquisa experimental que foi aplicada em um grupo de alunos de uma escola da rede Estadual de Ensino, no interior do estado de São Paulo, buscou demonstrar a influencia da música erudita enquanto estímulo no processo criativo de textos literários. O teste contendo sequencias didáticas foi aplicado em 2 grupos, sendo um grupo experimental e o outro controle. A variável utilizada no grupo experimental foi a música erudita e no grupo controle, foi trabalhada a produção de texto utilizando-se apenas de explicações à respeito do tema e dos tipos de textos a serem produzidos. Embora no próprio grupo experimental tenham surgido resultados não esperados em virtude de um subgrupo que se formou, o objetivo do trabalho foi atingido, demonstrando ao leitor e aos pesquisadores que a música erudita foi o diferencial no processo de produção de textos literários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, MÚSICA, PRODUÇÃO LITERÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID187_22062018181155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA LEMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "prof.silvanalemes@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE JOHN F KENNEDY - BUENOS AIRES/ARGENTINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46041 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 187 "titulo" => "A MÚSICA COMO ESTIMULO NO PROCESSO CRIATIVO DA PRODUÇÃO LITERÁRIA" "resumo" => "O presente artigo apresenta algumas considerações à respeito da alfabetização e letramento no Brasil e o seu reflexo nas avaliações externas, apontando o percentual de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio em Língua Portuguesa. Os dados indicam um índice considerável de estudantes que estão abaixo do nível básico das competências e habilidades necessárias para a série escolar em que se encontram. Nesse sentido, a pesquisa experimental que foi aplicada em um grupo de alunos de uma escola da rede Estadual de Ensino, no interior do estado de São Paulo, buscou demonstrar a influencia da música erudita enquanto estímulo no processo criativo de textos literários. O teste contendo sequencias didáticas foi aplicado em 2 grupos, sendo um grupo experimental e o outro controle. A variável utilizada no grupo experimental foi a música erudita e no grupo controle, foi trabalhada a produção de texto utilizando-se apenas de explicações à respeito do tema e dos tipos de textos a serem produzidos. Embora no próprio grupo experimental tenham surgido resultados não esperados em virtude de um subgrupo que se formou, o objetivo do trabalho foi atingido, demonstrando ao leitor e aos pesquisadores que a música erudita foi o diferencial no processo de produção de textos literários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, MÚSICA, PRODUÇÃO LITERÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID187_22062018181155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA LEMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "prof.silvanalemes@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE JOHN F KENNEDY - BUENOS AIRES/ARGENTINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }