O presente artigo refere-se à dificuldade de aprendizagem no ambiente escolar. Investigou-se como acontece o processo de aprendizagem da criança com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) em sala de aula da rede pública de ensino, para, a partir disso, analisar como o processo de ensino contribui para desenvolver habilidades cognoscitivas do educando; compreender como acontece o acompanhamento extraescolar por parte dos pais, da família e consulta com profissionais especializados na causa; identificar os mecanismos que facilitem o desenvolvimento intelectual do aluno; avaliar o comportamento do aluno na sala de aula com os professores e os colegas de classe. A coleta de dados para a pesquisa se desenvolveu através de uma entrevista com a professora de uma escola pública, de ensino pré-escolar de Timon-MA e em observação de um aluno da mesma Instituição de Ensino. A pesquisa trata-se de ser um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, sendo realizada por meio de uma entrevista semiestruturada à cerca do título proposto e a observação na criança, em tudo que a mesma realizava em sala de aula. Verificou-se que o comportamento escolar, o apoio da família, o uso de metodologias adequadas e o máximo interesse da professora para envolver a criança nas atividades propostas no âmbito escolar, aliado com auxílio da escola, se houvessem, seriam de suma eficácia para amenizar o déficit de atenção que a criança enfrenta, ou seja, esta realidade poderá ser revertida somada às ações e pessoas comprometidas com o aluno e a sua dificuldade escolar.