ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO METODOLOGIA PARA PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46305 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4139 "inscrito_id" => 4777 "titulo" => "ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO METODOLOGIA PARA PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA." "resumo" => "A preocupação com a qualidade dos livros e sua distribuição pelo território do país não vem de hoje e é preciso entender o percurso que o levou a consolidar-se como principal recurso didático nas salas de aula brasileiras, sendo as políticas públicas hoje a principal fonte de entendimento sobre a aquisição e distribuição de livros didáticos no país. A educação ambiental adquire diversas formas e se transforma em um campo de disputa. Muito se fala sobre quais devem ser os objetivos da educação ambiental e hoje percebemos que por não se tratar de um disciplina escolar, a educação ambiental vem sendo homogeneizada em discursos reformistas e não transformadores da realidade dos alunos. Esse trabalho tem como objetivo analisar os livros didáticos de biologia do PNLD 2018, identificando a temática educação ambiental nos conteúdos desenvolvidos ao longo dos livros e através dos resultados refletir sobre como eles são evidenciados. Para isso utilizamos a análise de conteúdo segundo Bardin (2006). Pelos resultados preliminares desse estudo percebemos que a educação ambiental ainda não se estabeleceu como um campo efetivo dentro dos livros didáticos, embora o senso comum nos diga que é no ensino de Biologia que esse tema precise ser desenvolvido. Apesar das questões e aspectos ambientais serem temas freqüentes em discussões sejam elas políticas, nos meios de comunicação ou mesmo na própria educação, os livros didáticos pouco absorveram essas questões. A análise de conteúdo é uma metodologia importante e deve ser melhor explorada para as análises em livros didáticos. Concluímos também que para além desses resultados preliminares, é necessário investigar com quais tendências em educação ambiental esses livros se associam, já que apenas a análise quantitativa nesse caso não é capaz de discutir todas as questões que envolvem os livros didáticos e a educação ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, ANÁLISE DE CONTEÚDO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA14_ID4777_17092018183129.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMARIS CAMATA SOARES" "autor_nome_curto" => "DAMARIS" "autor_email" => "mariscamata@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46305 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4139 "inscrito_id" => 4777 "titulo" => "ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO METODOLOGIA PARA PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA." "resumo" => "A preocupação com a qualidade dos livros e sua distribuição pelo território do país não vem de hoje e é preciso entender o percurso que o levou a consolidar-se como principal recurso didático nas salas de aula brasileiras, sendo as políticas públicas hoje a principal fonte de entendimento sobre a aquisição e distribuição de livros didáticos no país. A educação ambiental adquire diversas formas e se transforma em um campo de disputa. Muito se fala sobre quais devem ser os objetivos da educação ambiental e hoje percebemos que por não se tratar de um disciplina escolar, a educação ambiental vem sendo homogeneizada em discursos reformistas e não transformadores da realidade dos alunos. Esse trabalho tem como objetivo analisar os livros didáticos de biologia do PNLD 2018, identificando a temática educação ambiental nos conteúdos desenvolvidos ao longo dos livros e através dos resultados refletir sobre como eles são evidenciados. Para isso utilizamos a análise de conteúdo segundo Bardin (2006). Pelos resultados preliminares desse estudo percebemos que a educação ambiental ainda não se estabeleceu como um campo efetivo dentro dos livros didáticos, embora o senso comum nos diga que é no ensino de Biologia que esse tema precise ser desenvolvido. Apesar das questões e aspectos ambientais serem temas freqüentes em discussões sejam elas políticas, nos meios de comunicação ou mesmo na própria educação, os livros didáticos pouco absorveram essas questões. A análise de conteúdo é uma metodologia importante e deve ser melhor explorada para as análises em livros didáticos. Concluímos também que para além desses resultados preliminares, é necessário investigar com quais tendências em educação ambiental esses livros se associam, já que apenas a análise quantitativa nesse caso não é capaz de discutir todas as questões que envolvem os livros didáticos e a educação ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, ANÁLISE DE CONTEÚDO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA14_ID4777_17092018183129.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMARIS CAMATA SOARES" "autor_nome_curto" => "DAMARIS" "autor_email" => "mariscamata@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }