Introdução: Tema atual nas discussões sobre os desafios e novos rumos da escola, a inclusão de alunos com deficiência divide opiniões de educadores e gestores escolares. Na área da Educação Física escolar, o discurso não é diferente, e observa-se que muitos professores ainda se veem cercados de questionamentos diante do desafio de planejar atividades e saberes que possam contemplar estudantes com diferentes possibilidades e condições específicas. Objetivo: Este resumo pretende analisar a educação especial no contexto da inclusão em aulas de Educação Física em relação ao manejo com alunos portadores de deficiências. Metodologia: Executou uma revisão integrativa com busca de artigos nas bases de dados on-line: Scielo e BVS. Utilizou-se as seguintes palavras chaves: “educação especial” and “inclusão” and “educação inclusiva”; “educação física” and “ educação especial”; “educação física” and “inclusão” and “ensino”. Selecionou-se 10 artigos de um total 123. Resultado e Discursão: O professor de Educação Física é um dos participantes envolvidos na inclusão educacional. Os alunos com e sem deficiência também fazem parte do processo e, na visão dos professores, podem apresentar atitudes e características que dificultam a inclusão. A inserção do esporte adaptado nas aulas de Educação Física possibilita que o professor desenvolva atividades de conscientização sobre a deficiência. Conclusão: Embora professores de Educação Física em muitas situações demonstrem ser mais predispostos à inclusão do que seus colegas de outras áreas, apenas a adequada capacitação profissional e a implementação de novas abordagens curriculares poderão melhorar a sensação de competência desse profissional.