Este artigo é um relato de experiência fundamentado em vasta pesquisa bibliográfica no campo da comunicação/educação, mais precisamente sob a denominação de educomunicação. O trabalho tem como objetivo discutir o uso das linguagens tecnológicas em sala de aula e a atuação do professor enquanto mediador deste processo, compreendendo, desta forma, os novos paradigmas comunicacionais que envolvem a escola profissionais da educação e, principalmente, os alunos no século XXI. A integração inevitável da tecnologia no cotidiano dos sujeitos, principalmente da zona urbana brasileira, torna necessária e urgente a remodelação da escola tradicional de forma a adaptá-la a realidade do momento histórico em que está inserida, que engloba uma sociedade em transição. Ademais, o formato de escola chamado por Paulo Freire de educação bancária não é compátivel com os tempos atuais, nos quais todos são produtores de conteúdo e a informação não está mais nas mãos dos professores ou nas páginas de um livro. Nesta perspectiva, a WebQuest é uma ferramenta de ensino, pautada nas metodologias ativas, que permite ao estudante ter certa autonomia quanto ao tempo e modo de seu processo de aprendizagem. A WebQuest pode ser ter como suporte um site ou até mesmo um PowerPoint e deve ser preparada pelo educador antes da aula. Considerando isto, para que ferramentas como esta sejam introduzidas no ensino básico, é necessário que os professores estejam preparados para lidar com a tecnologia em sala de aula e com todos os novos paradigmas que esta realidade traz para o sistema educacional brasileiro. Esta pesquisa-ação aconteceu agregando teoria e prática, uma vez que, ao longo do estudo, foram desenvolvidas oficinas para professores e alunos de licenciatura com o objetivo de capacitá-los ao uso da WebQuest. Para as oficinas, o produto (WebQuest) foi a própria metodologia, o que comprovou a eficácia da abordagem com os participantes da oficina. O próximo passo deste estudo será uma pesquisa de campo para explorar de que forma as WebQuests produzidas na oficina serão utilizadas em sala de aula e perceber a eficácia e desafios desta abordagem ao ser aplicada para alunos do ensino básico.