SILVA, Joelma Gomes Da et al.. Educação em solos: permeando fronteiras na arte. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47112>. Acesso em: 22/12/2024 14:59
O solo, além de ser um recurso ambiental fundamental à vida, é um meio colorido que pode ser usado como gerador de arte, sobretudo quando se considera a necessidade de popularização para a sensibilização das pessoas de modo a proteger e conservar seus serviços ecossistêmicos. Objetivou-se apresentar a técnica da produção de tinta à base de terra (geotinta) a estudantes do ensino fundamental, a fim de estimular a criatividade e o aprendizado acerca dos solos, além de possibilitar a obtenção de tinta ecológica, de baixo custo e de grande apelo social e ambiental. O trabalho foi desenvolvido na Escola Agrotécnica de Sumé (PB), sob a forma de minicurso ofertado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente foram realizadas palestras sobre a formação, características e potencialidades do solo. A seguir foram coletadas amostras de solos de diversos locais, a fim de se dispor de material de diferentes cores. As amostras de solo foram secas em estufa e, sem seguida, peneiradas (malha de 2 mm) para remoção do material grosseiro. Para o preparo das tintas, empregou-se a terra peneirada, água e cola branca, na proporção de 2:2:1. O material foi colocado em baldes e homogeneizado, com o auxílio de uma espátula. As tintas, assim preparadas, foram usadas pelos estudantes para elaboração de um catálogo de cores. A participação e o interesse dos discentes foi expressiva, revelando que é possível unir a educação em solos à arte, promovendo o estímulo ao conhecimento pelas temáticas ambientais de forma lúdica.