A comunicação é desenvolvida por gêneros do discurso, formas-padrão relativamente estáveis, determinadas sócio-historicamente (BAKTHIN, 2003). A fala é adquirida de forma natural por contextos informais diários (MARCUSCHI, 1997). A escola é responsável por permitir a circulação de diversos gêneros, possibilitando a criança a ter contato e assumir a produção de locutor em diversas instâncias de produção de saberes (GERALDI, 2002). Nesta perspectiva trabalhar peças teatrais em sala de aula é oportunizar os estudantes a utilizarem a oralidade em diversos contextos, de maneira colaborativa, contextualizada e significativa. A escola por vezes acaba por focar seu trabalho pedagógico, principalmente nos gêneros escritos, negligenciando, os gêneros orais (REIS, 2009). Os objetivos deste projeto foram apresentar o gênero teatro e suas características aos alunos; e trabalhar a oralidade dos estudantes utilizando peças teatrais. O trabalho foi desenvolvido em 12 aulas de Língua Portuguesa, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental II de uma instituição pública na cidade de Recife. A peça escolhida foi A família e a festa na roça de Martins Pena, disponível no livro didático do aluno e o trecho encenado foi a cena XIII. Observou-se a necessidade de familiarizar os alunos com o gênero, trabalhar suas características e especificidades, ensaiar e auxiliar os estudantes na reprodução das falas dos personagens, com as devidas entonações, além da formulação do cenário. Como resultado, após as encenações, os estudantes tornaram-se mais autônomos e souberam ler o texto teatral com as entonações e as pausas corretas, além de interpretá-las contextualizando o diálogo.