GÊNERO ORAL: TRABALHANDO A ORALIDADE COM PEÇAS TEATRAIS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45352 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "GÊNERO ORAL: TRABALHANDO A ORALIDADE COM PEÇAS TEATRAIS" "resumo" => "A comunicação é desenvolvida por gêneros do discurso, formas-padrão relativamente estáveis, determinadas sócio-historicamente (BAKTHIN, 2003). A fala é adquirida de forma natural por contextos informais diários (MARCUSCHI, 1997). A escola é responsável por permitir a circulação de diversos gêneros, possibilitando a criança a ter contato e assumir a produção de locutor em diversas instâncias de produção de saberes (GERALDI, 2002). Nesta perspectiva trabalhar peças teatrais em sala de aula é oportunizar os estudantes a utilizarem a oralidade em diversos contextos, de maneira colaborativa, contextualizada e significativa. A escola por vezes acaba por focar seu trabalho pedagógico, principalmente nos gêneros escritos, negligenciando, os gêneros orais (REIS, 2009). Os objetivos deste projeto foram apresentar o gênero teatro e suas características aos alunos; e trabalhar a oralidade dos estudantes utilizando peças teatrais. O trabalho foi desenvolvido em 12 aulas de Língua Portuguesa, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental II de uma instituição pública na cidade de Recife. A peça escolhida foi A família e a festa na roça de Martins Pena, disponível no livro didático do aluno e o trecho encenado foi a cena XIII. Observou-se a necessidade de familiarizar os alunos com o gênero, trabalhar suas características e especificidades, ensaiar e auxiliar os estudantes na reprodução das falas dos personagens, com as devidas entonações, além da formulação do cenário. Como resultado, após as encenações, os estudantes tornaram-se mais autônomos e souberam ler o texto teatral com as entonações e as pausas corretas, além de interpretá-las contextualizando o diálogo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Dramaturgia/Teatro para Crianças e Jovens" "palavra_chave" => "GÊNEROS ESCRITOS E ORAIS, PEÇAS TEATRAIS, ORALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA5_ID94_12062018152844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLI" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@Hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45352 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "GÊNERO ORAL: TRABALHANDO A ORALIDADE COM PEÇAS TEATRAIS" "resumo" => "A comunicação é desenvolvida por gêneros do discurso, formas-padrão relativamente estáveis, determinadas sócio-historicamente (BAKTHIN, 2003). A fala é adquirida de forma natural por contextos informais diários (MARCUSCHI, 1997). A escola é responsável por permitir a circulação de diversos gêneros, possibilitando a criança a ter contato e assumir a produção de locutor em diversas instâncias de produção de saberes (GERALDI, 2002). Nesta perspectiva trabalhar peças teatrais em sala de aula é oportunizar os estudantes a utilizarem a oralidade em diversos contextos, de maneira colaborativa, contextualizada e significativa. A escola por vezes acaba por focar seu trabalho pedagógico, principalmente nos gêneros escritos, negligenciando, os gêneros orais (REIS, 2009). Os objetivos deste projeto foram apresentar o gênero teatro e suas características aos alunos; e trabalhar a oralidade dos estudantes utilizando peças teatrais. O trabalho foi desenvolvido em 12 aulas de Língua Portuguesa, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental II de uma instituição pública na cidade de Recife. A peça escolhida foi A família e a festa na roça de Martins Pena, disponível no livro didático do aluno e o trecho encenado foi a cena XIII. Observou-se a necessidade de familiarizar os alunos com o gênero, trabalhar suas características e especificidades, ensaiar e auxiliar os estudantes na reprodução das falas dos personagens, com as devidas entonações, além da formulação do cenário. Como resultado, após as encenações, os estudantes tornaram-se mais autônomos e souberam ler o texto teatral com as entonações e as pausas corretas, além de interpretá-las contextualizando o diálogo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: Dramaturgia/Teatro para Crianças e Jovens" "palavra_chave" => "GÊNEROS ESCRITOS E ORAIS, PEÇAS TEATRAIS, ORALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA5_ID94_12062018152844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLI" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@Hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }