Resumo: A graphic novel ou romance gráfico é um gênero que se encontra cada vez mais em ascensão e que vem aumentando significativamente o seu público leitor. Assim como em diversos gêneros literários, podemos encontrar nas páginas das graphics novels temáticas complexas e intrigantes que, unidas aos tipos de linguagem presentes na arte sequencial, constituem obras riquíssimas para serem levadas para sala de aula. Neste trabalho, pretendemos analisar uma experiência de leitura em uma turma de 9º do Ensino Fundamental. A obra que escolhemos para trabalhar em sala foi O chinês americano, de Gene Luen Yang, quadrinho indicado ao National Book Award no ano de 2007. Acreditamos que a experiência se mostrou positiva, tendo em vista que, além da apresentação e consequente aproximação dos alunos com o gênero, nos possibilitou interessantes reflexões a respeito da temática presente na obra relacionada aos padrões preestabelecidos pela sociedade. Procuramos refletir com os alunos a respeito do que constitui a nossa identidade, tendo como ponto de partida a uniformização das identidades como uma regra a ser seguida. Para realização desta análise, utilizaremos como suporte Bauman (2005), Cademartori(2009), Foucault (2012) e Garcia (2012).