Uma das categorias mais relevantes para estudar a obra poética de Luiz Gama é a sátira. A sátira pode estar presente nas mais variadas formas, sendo elas literárias ou não. Destinada ao ataque, ela surge a partir de um estado de inconformismo perante o prescrito. A leitura de textos satíricos em sala de aula pode ser um importante instrumento na formação de leitores. Além de levar os alunos a refletirem sobre temas sociais, o viés humorístico empregado nesses textos pode provocar o riso, tornando a leitura mais prazerosa. Em nosso artigo, refletimos sobre um experimento realizado no ensino médio com a poesia satírica. Analisamos o poema “Quem sou eu?”, de Luiz Gama, e relatamos a sua recepção em sala de aula. Nosso trabalho objetiva refletir sobre a atualidade e a recepção da poesia satírica por alunos do segundo ano do ensino médio. Para o estudo analítico do poema nos embasamos nas importantes reflexões de Bakhtin (1981), Northrop Frye (1973) sobre a sátira. Em relação ao trabalho com a literatura em sala de aula nos apoiamos nas contribuições de estudiosos como Pinheiro (2009), Cosson (2016) e Colomer (2007). Os resultados obtidos através da experiência revelam a atualidade do poema “Quem sou eu?”, de Luiz Gama, tendo em vista a atualização de temas como o preconceito, a ambição e a corrupção.