Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ALCANÇAR A MARGEM É PRECISO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

No curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba a disciplina de Estágio Supervisionado III procura refletir sobre práticas de leitura literária no ensino médio. A disciplina é oferecida predominantemente para os alunos do sexto período do curso, que supõe-se já deterem o conhecimento sobre os documentos oficiais que parametrizam o ensino de língua portuguesa e literatura no Brasil. Este trabalho é uma reflexão sobre a experiência docente nesta disciplina no semestre letivo 2017.2. As suas 60h foram divididas nas seguintes unidades. 1- História do conceito de literatura e do seu ensino no Brasil. 2- A literatura no contexto dos documentos oficiais. 3- Referenciais teórico-metodológicos para o ensino da literatura. 4-Material didático para o ensino da literatura. 5-Planejamento de aulas: a sequência didática. 6- Elaboração de microaulas. A disciplina foi organizada com base nas orientações sobre o ensino de literatura presentes nos PCNEM (2000) e PCN+(2002), OCEM (2006) e dos Referenciais Curriculares da Paraíba (2006) e nas reflexões teórico-metodológicas de Cereja (2005), Aguiar e Bordini (1993) Dalvi e Rezende (2013) e Cosson (2011). Uma das atividades avaliativas foi o desenvolvimento de um projeto temático que considerasse as discussões sobre o papel da literatura na formação do leitor no ensino médio, com uma seleção de obras que contemplasse o cânone e a margem da literatura brasileira. Alguns desafios encontrados nessa etapa foram a experiência dos docentes em formação enquanto alunos do ensino médio, a perspectiva que eles tem sobre o que é literatura e quais as obras significativas a serem lidas no ensino médio e o consequente aprisionamento a uma lógica de estruturação historiográfica do ensino de literatura. Tais resultados evidenciam a necessidade de uma constante discussão sobre a organização curricular do ensino de literatura na educação básico junto a formação inicial dos docentes de literatura.

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