Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O CARTEIRO CHEGOU COM UMA CARTA PARA O LEITOR: ESTRATÉGIAS DE CONEXÃO E LEITURA LITERÁRIA

Palavra-chaves: ESTRATÉGIAS DE LEITURA, LEITOR LITERÁRIO, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

As discussões sobre leitura do texto literário apontam, comumente, a necessidade de estabelecer estratégias que viabilizem o contato do leitor com o texto em experiências significativas. A partir dessa constatação, nosso objetivo é contribuir para a ressignificação das aulas de leitura literária a partir de uma mediação orientada por estratégias de compreensão leitora. Para isso, apresentaremos neste artigo uma experiência de leitura vivenciada em uma escola particular do município de Orobó, agreste pernambucano, em uma turma de 5º ano do ensino fundamental, a partir da obra O carteiro chegou de Janet e Allan Ahlberg e tradução de Eduardo Brandão (2007), na qual utilizamos o conhecimento prévio e a conexão como estratégias para a sistematização metodológica da prática de leitura dos estudantes. Esta delimitação se justifica por duas razões: o fato de a referida escola orientar-se pelo planejamento do estado de Pernambuco, que postula como expectativas de aprendizagem para o letramento literário a interação com narrativas lidas e ouvidas, o estabelecimento de relações de intertextualidade entre textos literários e a inferência de informações implícitas em textos de linguagem verbal e/ou não verbal; e o fato de as estratégias propostas por Girotto e Souza (2010) terem a finalidade de tornar o aluno um leitor proficiente, isto é, aquele que participa ativamente do processo de construção dos sentidos do texto. Do ponto de vista teórico, utilizaremos aqui os estudos de Girotto e Souza (2010) e Colomer (2007)

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