Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A CRÔNICA COMO CONDUTORA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, FORMAÇÃO DO LEITOR, ENSINO FUNDAMENTAL, CRÔNICA Pôster (PO) GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Resumo: Este artigo aborda a importância do Letramento Literário para a construção do hábito da leitura como fonte de aprendizagem e entretenimento. A sequência que deu origem à sua criação foi aplicada em uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Valorizando a realidade histórica e sociocultural em que eles estão inseridos, procurou-se desenvolver e aprimorar a formação leitora desses alunos no ambiente escolar, tendo o professor como leitor e mediador da leitura literária. Visando o letramento literário proposto por Cosson (2016) é necessário promover aos estudantes um reencontro com a literatura, ampliando o alcance dela e possibilitando a familiarização dos alunos, assim permitindo-lhes, cada vez mais, tornarem-se leitores autônomos. Para isso foram disponibilizados textos do gênero crônica do autor Luis Fernando Veríssimo pela linguagem acessível, dimensão curta e temas cotidianos e atraentes. O tema abordado foi a “Família” partindo da crônica “A foto” do referido autor. Esperou-se com este trabalho evidenciar a importância da leitura literária e a tarefa do professor como agente promotor e mediador da mesma. Utilizou-se como estratégia de estímulo a sequência básica e alguns passos da expandida do Letramento Literário propostas por Cosson (2016). A escolha do texto/ tema prezou que a leitura literária se integrasse ao cotidiano dos alunos, da escola e da família e que a parceria firmada entre os atores sociais produzisse efeitos positivos na vida dos envolvidos. O referido trabalho utilizou-se também das contribuições sobre leitura propostas por Kleiman (2016), e sobre o gênero crônica de Köche (2015). O uso da sequência básica e expandida apontou para o perfil de letramento literário dos adolescentes e possibilitou a elaboração de planos de ação com estratégias de leitura e com vistas à formação leitora dos alunos. Dessa forma, acredita-se que o trabalho trouxe contribuições significativas para o fortalecimento do processo de letramento dos alunos, oferecendo-lhes elementos para a apropriação do conhecimento literário e assim ampliando, de forma significativa, sua formação leitora.

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