A CRÔNICA COMO CONDUTORA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45231 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 224 "inscrito_id" => 533 "titulo" => "A CRÔNICA COMO CONDUTORA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Resumo: Este artigo aborda a importância do Letramento Literário para a construção do hábito da leitura como fonte de aprendizagem e entretenimento. A sequência que deu origem à sua criação foi aplicada em uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Valorizando a realidade histórica e sociocultural em que eles estão inseridos, procurou-se desenvolver e aprimorar a formação leitora desses alunos no ambiente escolar, tendo o professor como leitor e mediador da leitura literária. Visando o letramento literário proposto por Cosson (2016) é necessário promover aos estudantes um reencontro com a literatura, ampliando o alcance dela e possibilitando a familiarização dos alunos, assim permitindo-lhes, cada vez mais, tornarem-se leitores autônomos. Para isso foram disponibilizados textos do gênero crônica do autor Luis Fernando Veríssimo pela linguagem acessível, dimensão curta e temas cotidianos e atraentes. O tema abordado foi a “Família” partindo da crônica “A foto” do referido autor. Esperou-se com este trabalho evidenciar a importância da leitura literária e a tarefa do professor como agente promotor e mediador da mesma. Utilizou-se como estratégia de estímulo a sequência básica e alguns passos da expandida do Letramento Literário propostas por Cosson (2016). A escolha do texto/ tema prezou que a leitura literária se integrasse ao cotidiano dos alunos, da escola e da família e que a parceria firmada entre os atores sociais produzisse efeitos positivos na vida dos envolvidos. O referido trabalho utilizou-se também das contribuições sobre leitura propostas por Kleiman (2016), e sobre o gênero crônica de Köche (2015). O uso da sequência básica e expandida apontou para o perfil de letramento literário dos adolescentes e possibilitou a elaboração de planos de ação com estratégias de leitura e com vistas à formação leitora dos alunos. Dessa forma, acredita-se que o trabalho trouxe contribuições significativas para o fortalecimento do processo de letramento dos alunos, oferecendo-lhes elementos para a apropriação do conhecimento literário e assim ampliando, de forma significativa, sua formação leitora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, FORMAÇÃO DO LEITOR, ENSINO FUNDAMENTAL, CRÔNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA14_ID533_29072018214435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA MARIA DE ABREU SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA" "autor_email" => "rai_pe_19@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45231 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 224 "inscrito_id" => 533 "titulo" => "A CRÔNICA COMO CONDUTORA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Resumo: Este artigo aborda a importância do Letramento Literário para a construção do hábito da leitura como fonte de aprendizagem e entretenimento. A sequência que deu origem à sua criação foi aplicada em uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Valorizando a realidade histórica e sociocultural em que eles estão inseridos, procurou-se desenvolver e aprimorar a formação leitora desses alunos no ambiente escolar, tendo o professor como leitor e mediador da leitura literária. Visando o letramento literário proposto por Cosson (2016) é necessário promover aos estudantes um reencontro com a literatura, ampliando o alcance dela e possibilitando a familiarização dos alunos, assim permitindo-lhes, cada vez mais, tornarem-se leitores autônomos. Para isso foram disponibilizados textos do gênero crônica do autor Luis Fernando Veríssimo pela linguagem acessível, dimensão curta e temas cotidianos e atraentes. O tema abordado foi a “Família” partindo da crônica “A foto” do referido autor. Esperou-se com este trabalho evidenciar a importância da leitura literária e a tarefa do professor como agente promotor e mediador da mesma. Utilizou-se como estratégia de estímulo a sequência básica e alguns passos da expandida do Letramento Literário propostas por Cosson (2016). A escolha do texto/ tema prezou que a leitura literária se integrasse ao cotidiano dos alunos, da escola e da família e que a parceria firmada entre os atores sociais produzisse efeitos positivos na vida dos envolvidos. O referido trabalho utilizou-se também das contribuições sobre leitura propostas por Kleiman (2016), e sobre o gênero crônica de Köche (2015). O uso da sequência básica e expandida apontou para o perfil de letramento literário dos adolescentes e possibilitou a elaboração de planos de ação com estratégias de leitura e com vistas à formação leitora dos alunos. Dessa forma, acredita-se que o trabalho trouxe contribuições significativas para o fortalecimento do processo de letramento dos alunos, oferecendo-lhes elementos para a apropriação do conhecimento literário e assim ampliando, de forma significativa, sua formação leitora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14: O Conto e a Crônica na Sala de Aula: abordagens críticas e metodológicas" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, FORMAÇÃO DO LEITOR, ENSINO FUNDAMENTAL, CRÔNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD4_SA14_ID533_29072018214435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA MARIA DE ABREU SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA" "autor_email" => "rai_pe_19@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }