O referido trabalho aborda uma vivência literária com alunos do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Edmundo Neves do Nascimento, município de Lagoa Salgada/RN. O intuito desta experiência é observar como os alunos tornam-se leitores a partir da leitura literária, tendo como princípio o método de leitura compartilhada proposto por Teresa Colomer (2007), e o uso de jogos voltados para a contação de histórias (BOAL, 2015), trabalhando o corpo do aluno, a fim de que ele perceba a importância da formação física e intelectual de si mesmo. Nisto, a pesquisa tentará formar leitores literários, pautando-se sobretudo, na estética da recepção, tentando entender quem são os leitores da contemporaneidade. Este projeto requer, acima de tudo, que os alunos passem por momentos em que a leitura, juntamente ao trabalho corporal, seja fruto de uma consciência nascida de um procedimento experimental entre ler e fazer, seja, pois, através da escrita ou de cenas montadas por eles. Nisto, deixar que eles percebam, mediante a troca uns com os outros, habilidades criativas propiciadoras de experiências que se abrem para um universo singular, universal e transformador.
Palavras-chave: Leitor, literatura, recepção e jogo teatral.