Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A OUTRA FACE DA LEITURA: JOGOS E INSPIRAÇÕES LITERÁRIAS

Palavra-chaves: LEITOR, , LITERATURA, RECEPÇÃO, JOGO TEATRAL Comunicação Oral (CO) GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45262
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 257
    "inscrito_id" => 587
    "titulo" => "A OUTRA FACE DA LEITURA: JOGOS E INSPIRAÇÕES LITERÁRIAS"
    "resumo" => """
      O referido trabalho aborda uma vivência literária com alunos do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Edmundo Neves do Nascimento, município de Lagoa Salgada/RN. O intuito desta experiência é observar como os alunos tornam-se leitores a partir da leitura literária, tendo como princípio o método de leitura compartilhada proposto por Teresa Colomer (2007), e o uso de jogos voltados para a contação de histórias (BOAL, 2015), trabalhando o corpo do aluno, a fim de que ele perceba a importância da formação física e intelectual de si mesmo. Nisto, a pesquisa tentará formar leitores literários, pautando-se sobretudo, na estética da recepção, tentando entender quem são os leitores da contemporaneidade. Este projeto requer, acima de tudo, que os alunos passem por momentos em que a leitura, juntamente ao trabalho corporal, seja fruto de uma consciência nascida de um procedimento experimental entre ler e fazer, seja, pois, através da escrita ou de cenas montadas por eles. Nisto, deixar que eles percebam, mediante a troca uns com os outros, habilidades criativas propiciadoras de experiências que se abrem para um universo singular, universal e transformador. \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Leitor, literatura, recepção e jogo teatral.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas"
    "palavra_chave" => "LEITOR,, LITERATURA, RECEPÇÃO, JOGO TEATRAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA10_ID587_06082018105114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARICLÉCIA BEZERRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARICLÉCIA BEZERRA DE ARAÚJO"
    "autor_email" => "clerisrn1@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45262
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 257
    "inscrito_id" => 587
    "titulo" => "A OUTRA FACE DA LEITURA: JOGOS E INSPIRAÇÕES LITERÁRIAS"
    "resumo" => """
      O referido trabalho aborda uma vivência literária com alunos do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Edmundo Neves do Nascimento, município de Lagoa Salgada/RN. O intuito desta experiência é observar como os alunos tornam-se leitores a partir da leitura literária, tendo como princípio o método de leitura compartilhada proposto por Teresa Colomer (2007), e o uso de jogos voltados para a contação de histórias (BOAL, 2015), trabalhando o corpo do aluno, a fim de que ele perceba a importância da formação física e intelectual de si mesmo. Nisto, a pesquisa tentará formar leitores literários, pautando-se sobretudo, na estética da recepção, tentando entender quem são os leitores da contemporaneidade. Este projeto requer, acima de tudo, que os alunos passem por momentos em que a leitura, juntamente ao trabalho corporal, seja fruto de uma consciência nascida de um procedimento experimental entre ler e fazer, seja, pois, através da escrita ou de cenas montadas por eles. Nisto, deixar que eles percebam, mediante a troca uns com os outros, habilidades criativas propiciadoras de experiências que se abrem para um universo singular, universal e transformador. \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Leitor, literatura, recepção e jogo teatral.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Literaturas em aulas de Línguas Materna e Estrangeiras: reflexões, perspectivas e propostas"
    "palavra_chave" => "LEITOR,, LITERATURA, RECEPÇÃO, JOGO TEATRAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA10_ID587_06082018105114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARICLÉCIA BEZERRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARICLÉCIA BEZERRA DE ARAÚJO"
    "autor_email" => "clerisrn1@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O referido trabalho aborda uma vivência literária com alunos do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Edmundo Neves do Nascimento, município de Lagoa Salgada/RN. O intuito desta experiência é observar como os alunos tornam-se leitores a partir da leitura literária, tendo como princípio o método de leitura compartilhada proposto por Teresa Colomer (2007), e o uso de jogos voltados para a contação de histórias (BOAL, 2015), trabalhando o corpo do aluno, a fim de que ele perceba a importância da formação física e intelectual de si mesmo. Nisto, a pesquisa tentará formar leitores literários, pautando-se sobretudo, na estética da recepção, tentando entender quem são os leitores da contemporaneidade. Este projeto requer, acima de tudo, que os alunos passem por momentos em que a leitura, juntamente ao trabalho corporal, seja fruto de uma consciência nascida de um procedimento experimental entre ler e fazer, seja, pois, através da escrita ou de cenas montadas por eles. Nisto, deixar que eles percebam, mediante a troca uns com os outros, habilidades criativas propiciadoras de experiências que se abrem para um universo singular, universal e transformador. Palavras-chave: Leitor, literatura, recepção e jogo teatral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.